Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS PRIMEIRAS PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS EM AULÕES O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO BIOLOGIA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, é o mais novo constituinte do Plano Nacional de Formação de Professores, auxiliando na articulação pedagógica e didática dos graduandos, que ocorre a partir da segunda metade de suas formações em licenciatura. Com o intuito de relatar experiências já vividas pelos futuros até o atual momento. O caráter de provas de nível nacional, especialmente o ENEM - principal exame do ensino médio, tem demonstrado, desde o começo da década passada, a necessidade do saber "de tudo um pouco", uma vez que a interdisciplinaridade engloba quesitos e áreas diversas sem mesmo possuírem uma ligação direta ou centro comum no âmbito acadêmico, como a relação entre a biologia na área das ciências da natureza. A atividade consistiu no planejamento, elaboração e execução de aulões, e contou com a participação do professor da disciplina de Biologia e dos bolsistas do programa em uma escola estadual, no município de Fortaleza. A experiência internalizada e crítica de ensinar pôs em prova o desenvolver docente diante do desafio de não tornar a preparação um disfarce para o ensino, que ainda possui caráter tecnicista e conteudista, a fim de obter bons resultados no ENEM. Os conteúdos a serem ensinados estão sendo cada vez mais fracionados e, consequentemente, o currículo escolar também. Infelizmente, esta compartimentalização não beneficia a todos, pois praticamente obriga todo estudante a guardar um volume imenso de informações por dia, sem existir uma preocupação quanto às suas dificuldades de aprendizagem. Logo, se não houver um comprometimento e a busca da superação de problemas como esse, o docente passará a entrar num estado inerte sem executar uma dinâmica de aula proporcional ao que lhe é posto como desafio a ser vencido. Para tal feito, é preciso que tenhamos em mente todo o aparato necessário a fim tornar as atividades realizadas nos aulões não meras atividades corriqueiras, mas transformar em algo que seja significativo para os alunos, de maneira que eles possam se reconhecer nesses encontros. Partindo em parte da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, na qual se baseia em conceitos básicos e vão se apoiando nos subsunções, tornando mais complexo o significado da aprendizagem, de acordo com o que vai sendo discutido com os alunos; seguindo também uma corrente pedagógica crítica, para auxiliar ainda mais na compreensão, formação e construção de seres críticos e atuantes, que são os alunos e professores. De acordo com essas e as demais demandas da escola, o presente trabalho teve como objetivo principal auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e como objetivos secundários, identificar o interesses desses alunos pela graduação, verificar o entendimento deles por temas recorrentes e, por fim, ajudar com eventuais dúvidas acerca do conteúdo de Biologia trabalhado nas provas. Os conteúdos selecionados para os aulões foram: Ecologia, Citologia, Zoologia, Botânica, Genética, Bioquímica e Saúde; esses conteúdos foram ordenados de acordo com o conteúdo programado e que mais ocorria repetição. As inscrições foram abertas para todo o ensino médio. Entretanto as aulas contaram com a participação em maior número dos alunos do 3º ano do ensino médio, havendo também em alguns momentos presença de pouquíssimos alunos de 1º ano e 2º ano. Durante o desenvolvimento dos aulões por meio de slides que guiasse, mostrou-se positivo, visto que os alunos que estavam presentes não ficavam restritos somente aquela ferramenta, eles constantemente criavam discussões sobre cada tema trabalho, principalmente com os novos conceitos que estavam disponíveis. Podemos concluir que esse trabalho se mostrou positivo, tanto para a preparação dos alunos para o ENEM, quanto para dar início a um novo contato entre os bolsistas com os alunos da escola, já que o Programa Residência Pedagógica vai estar na escola por um certo período, e a aproximação e convivência com os alunos vai ser constante.

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