Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DE ALTAMIRA-PA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Este trabalho trata de ações efetivadas durante o estágio supervisionado III de uma licenciatura em Ciências Biológicas, realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, na cidade de Altamira-PA, o qual oportunizou vivências de processos de ensino e aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos/EJA. Por possuir uma carga horária menor que o ensino regular, e uma taxa de evasão significativa em relação ao número de alunos, a EJA merece uma atenção especial em relação ao desenvolvimento de metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem (SILVA; ARAÚJO,2016; LOPES; FERREIRA, 2015; POMPEU; ZIMMERMMAN, 2009). A fim de estimular o interesse dos alunos pelo ensino de ciências, pois durante as observações no estágio constatamos apatia e desinteresse dos alunos pelos conteúdos curriculares, consideramos interessante associar vivências de atividades lúdicas e recursos didáticos, contribuindo para efetivações de aprendizagens significativas (SOUZA, 2007). O objetivo deste trabalho consistiu em contextualizar o conteúdo estudado com o processo de ensino-aprendizagem, além de envolver os discentes na própria aprendizagem de modo ativo e participativo. O trabalho fundamentou- se em estudos como os de Bassoli (2014); Leite et al (2014), Silva (2016), Knechtel; Brancalhão (2009) Santos; Souza (2012). Assim, a atividade foi realizada em duas turmas: uma de 3ª etapa (6º e 7º ano) e outra de 4ª etapa (8º e 9º ano), iniciando com aplicação do termo de consentimento para professor e alunos, seguido da ministração dos seguintes conteúdos: seres vivos e células eucariontes e procariontes na 3ª etapa e introdução a química na 4ª etapa. Antes da atividade, foi realizada uma revisão do conteúdo para melhor compreensão dos educandos. Para isso, utilizou-se a metodologia de uma aula dialogada com a participação ativa dos discentes sobre o assunto ministrado, analisando o conhecimento construídos pelos mesmos sobre os temas ministrado nas aulas, o que possibilitou uma maior interação o que tornou esse momento da aula mais divertido. Na lousa, um caça-palavras construído em um cartaz foi afixado para dar início a atividade, que consistiu em um questionário onde os discentes foram orientados a responderem em duplas, com as questões sendo resolvidas com auxílio do caça- palavras. Pudemos constatar o envolvimento espontâneo e ativo nas tarefas. Além da empolgação com suas próprias respostas, notou-se também a interação entre a turma para além das duplas e o auxílio coletivo para a conclusão dos questionários. A atividade realizada foi pensada para contribuir para os discentes exercitarem suas compreensões, tendo caráter de revisão precedendo a avaliação oficial. Através da atividade realizada pudemos constatar que ofertar alternativas lúdicas podem auxiliar na apropriação de conteúdo de forma clara e contextualizada contribuindo de forma significativa para que o aprendizado do alunado ocorra de forma simultaneamente objetiva e viável, além de contribuir como alternativa eficiente às práticas pedagógicas tradicionais, assim constatamos que os alunos conseguiram se apropriar dos componentes do conteúdo, afirmação essa feita através da fala de um aluno que mostrou satisfação em participar da atividade.

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