Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR: UM MODELO DIDÁTICO E LÚDICO NO ENSINO DA QUÍMICA

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Além disso, a falta de laboratório para a prática de aulas experimentais, salas de aula superlotadas e a falta de interesse por parte dos alunos acarretam muitas dificuldades para o professor transmitir o conteúdo e o conhecimento. O ensino de Química requer dos professores uma constante busca por novos modelos que possam estimular o estudante a refletir, a se inteirar, a aprimorar e valorizar o ensino de Química como suporte para que o conhecimento científico seja assimilado de forma significativa, contribuindo para sua formação enquanto cidadão (ROCHA, 2011). Dessa maneira, é fundamental a necessidade do desenvolvimento de metodologias alternativas e materiais didáticos que sejam efetivos para transpor a barreira da abstração dos conceitos químicos. Uma proposta que contribui para essa mudança do ensino é a utilização de modelos e atividades lúdicas, como ferramentas potenciais que facilitam a aplicação dos conteúdos no Ensino Médio, proporcionando uma maior dinâmica na sala de aula. O uso do lúdico pode auxiliar no processo ensino/aprendizagem, pois é capaz de transformar o aprendizado em algo interessante e criativo, aumentando a participação dos alunos na sala de aula, permitindo a interação entre o conhecimento e o prazer, favorecendo a relação social entre todos que compõem o cenário da sala de aula, auxiliando na aprendizagem. Normalmente despertam o interesse do discente seja para aprender ou por diversão, influenciando no desenvolvimento da agilidade e raciocínio (SANTANA, 2006). Dentro deste caso, podemos destacar os modelos moleculares que representam a disposição dos átomos nas substâncias. Neste trabalho, foi aplicada uma metodologia alternativa e interativa para o ensino de Química abordando o tema de estudo "Geometria Molecular e Polaridade", com o objetivo de propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e, consequentemente, a construção do seu conhecimento. Os processos alternativos visam facilitar o aprendizado do aluno, como por exemplo, a construção de modelos moleculares com materiais de baixo custo aplicando o lúdico. Uma proposta de modelo molecular com balões onde os mesmos foram escritos com o símbolo do elemento químico e os elétrons livres na camada de valência de cada elemento, material de fácil acesso, prática de ensino relatada com sucesso no artigo de Bagatin (2013). Aliado a isso, foi desenvolvido um material didático com bolinhas de isopor onde essas foram adaptadas para representarem os elementos químicos e as ligações químicas. O presente trabalho apresenta as experiências de licenciandas do curso de Química, participantes do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). As atividades, utilizando o material desenvolvido, foram aplicadas durante as aulas da professora Iriane do 1º ano da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, tendo material midiático como apoio. Logo depois das explicações abordadas, foi feito o "Quiz" da química para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Observou-se que, ao trazer para o visível e o tangível o que eles apenas imaginavam facilitou a aprendizagem de forma significativa. A aplicação do "Quiz" surtiu o efeito esperado, isto é, assimilaram bem os conhecimentos abordados, pois os mesmos conseguiram acertar grande parte das perguntas apresentadas durante a atividade realizada. Em relação com a realidade encontrada no inicio de cada aula, o que se pode dizer é que o assunto foi absorvido de maneira satisfatória, já que os alunos não tinham conhecimento acerca do tema Geometria Molecular e Polaridade em virtude de nunca terem estudado esse tema. Assim, a aceitação por parte dos alunos mostrou-se positiva e com alto grau de interatividade. Essa abordagem permitiu ao discente construir modelos moleculares de uma forma lúdica e de fácil compreensão, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar seus objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. Destaca-se a relevância do PIBID como possibilidade de desenvolver um trabalho colaborativo com a escola e de documentar as experiências e histórias que nos constituem professores de Química. Palavras-chave: Geometria Molecular, Atividade lúdica, PIBID, Ensino Médio. Agradecimentos Agradecemos aos docentes Anderson, Helena e Iriane e a Escola Estadual Professora Corina de Oliveira pela realização da atividade. Somos gratos a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo apoio financeiro e ao IFTM Campus Uberaba. Referências BAGATIN, Alessandra Camile Klinger; VIANNA FILHO, Ricardo Padilha. Desenvolvimento de material didático para o Ensino de Química: Geometria Molecular. In: XI Congresso Nacional de Educação - PUCPR; Curitiba, 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 de novembro de 2018. ROCHA, Maria de Fátima; LIMA, et al. Jogos Didáticos no Ensino de Química. Formação de Professores: interação Universidade - Escola no PIBID/UFRN; 2011. Disponível em: < http://quimimoreira.net/jogos%20didaticos%202.pdf>, acesso em: 30 nov. 2018. SANTANA, Eliana Moraes de. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR: UM MODELO DIDÁTICO E LÚDICO NO ENSINO DA QUÍMICA Bárbara Cristina Dias [1] /babbidias72@gmail.com [1] / IFTM Campus Uberaba Gabriela Câmara Chagas [2] / IFTM Campus Uberaba Poliana Ricci [3] / IFTM Campus Uberaba Prof. Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas [4] / IFTM Campus Uberaba Prof. Dra. Helena Maria De Almeida Mattos Martins Dos Santos Ali [5] / IFTM Campus Uberaba Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Agência Financiadora: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Resumo Vários alunos demonstram dificuldades no aprendizado de Química. Os conteúdos são trabalhados de forma descontextualizada, tornando-os distantes da realidade e difíceis de compreender, não despertando o interesse e a motivação dos alunos. 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