OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO UM LICENCIANDO EM ELETROMECÂNICA TESTANDO NOVAS FORMAS DE AVALIAR OS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A UM
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(IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO, 2018). Este é o objetivo da disciplina Estágio Supervisionado III, na graduação de Licenciatura em Eletromecânica no IFBA Campus Simões Filho, localizado na Via Universitária s/n, bairro Pitanguinha. A sala de aula era ampla, oferecendo a autonomia de mobilidade durante as regências e com grandes janelas que possuem ventilação natural, além do reforço dos ventiladores, mantendo a temperatura ambiente. Dentro a instituição, o estágio ocorreu na Sala 09 do Pavilhão Acadêmico. Este estágio obrigatório ocorreu durante o primeiro semestre letivo do ano de 2017, excepcionalmente entre os meses de julho a outubro, devido ao atraso do calendário, em decorrência de quatro greves e uma ocupação estudantil. A turma assistida foi o 2º Ano do Ensino Médio Integrado em Eletromecânica, na disciplina Eletrotécnica (ELE 864), que sempre ocorria às Quintas das 14h40min às 16h20min, no mesmo campus. Segundo Pimenta e Lima (2004) o ato de estagiar foi sempre definido como a atividade prática da formação nos cursos de formação dos profissionais na área educativa, em contraposição à teoria. O estagiário desenvolveu o seu trabalho em duas etapas: (1) Observação das 5 primeiras aulas, entre os dias 13/07 a 31/08 (período correspondente a I Unidade), com o objetivo a fim de observar os recursos didáticos e a metodologia de ensino da regente, além do perfil da turma. A docente em todas as aulas explanou o tópico de Corrente Elétrica Contínua aplicando a Pedagogia Tradicional (pois os recursos didáticos pela professora foram o quadro branco, piloto e apagador) e a Tecnicista, pois os assuntos não possuíam cunho para o pensamento crítico, mas objetivando conceitos técnicos teóricos (textuais e cálculos) no ensino da eletricidade. Porém, durante uma avalição aplicada à turma, a mestra inseriu uma questão, onde os estudantes deveriam escrever uma paródia relacionada aos conteúdos abordados na unidade inicial. Este foi o primeiro contato artístico da turma dentro desta disciplina, ao ser dada a oportunidade em relembrar definições e fórmulas técnicas através da expressão artística da música; E (2) O estagiário regendo a turma, na IIª Unidade, entre os dias 14/09 a 19/10, totalizando 5 aulas, o tópico de Corrente Elétrica Alternada. Durante as quatro primeiras aulas, o estagiário utilizou os mesmos recursos didáticos da professora, apenas para demonstrar fórmulas e cálculos. Além do mais, o graduando escolheu complementar às suas aulas inserindo recursos multimídia (fotos e imagens) e vídeos. Sempre que as regências do aprendiz encerravam, ele se dirigia até a sala dos professores, a fim de fazer um balanço da aula, com a professora efetiva daquela turma. 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