CARTOONS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE DE INFORMÁTICA E AGROPECUÁRIA DO IFMT
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51966 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2257 "inscrito_id" => 52710 "titulo" => "CARTOONS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE DE INFORMÁTICA E AGROPECUÁRIA DO IFMT" "resumo" => " CARTOONS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE DE INFORMÁTICA E AGROPECUÁRIA DO IFMT Pamella Aleska da Silva Santos[1]/pamellaasleska93@gmail.com / IFMT-Campus Campo Novo do Parecis Daniely Cristhina Sandri[2]/daniely.sandri@gmail.com / IFMT-Campus Campo Novo do Parecis Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência e algumas concepções geradas através do desenvolvimento do projeto de produção de cartoons digitais (desenhos animados elaborados com uso de computador e/ou smartphone) como proposta metodológica no processo de ensino-aprendizagem de matemática. O projeto foi desenvolvido no Ensino Médio Integrado aos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico de Manutenção e Suporte de Informática e Agropecuária ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis. Utilizamos softwares comuns e gratuitos, tais como power point, movie maker, paint e libre office e também outros softwares mais elaborados como: filmora, Sony Vegas e Gimp. Nosso interesse iniciou durante uma oficina de elaboração de cartoons ofertada para professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ministrada pela professora de matemática Mestre Rosicácia Florêncio Costa que defende em seu trabalho de mestrado a utilização de tecnologias digitais em salas de aula não apenas como simples recurso didático, mas como uma proposta metodológica de ensino. Percebe-se que, atualmente, as tecnologias digitais estão presentes no dia a dia em diversas atividades como: diversão, trabalho, disseminação de informação, lazer, entre outros. Mesmo assim ainda têm restrições dentro das escolas e salas de aula. Dessa maneira percebemos que nós, professores e licenciandos, precisamos inovar e buscar novas estratégias de ensino para cativar e desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, e explorar as tecnologias digitais se apresentam como uma inovação eficaz. Borba (1999) já havia apresentado uma nova perspectiva teórica apoiada na noção de que o conhecimento só é produzido com uma determinada mídia ou tecnologia e este não é produzido individualmente, mas sim por um coletivo formado por seres-humanos-com-mídias. Nessa ótica, é possível pensar que o uso das tecnologias digitais pode contribuir para a aprendizagem de qualquer ciência, no contexto escolar, visto que pode desenvolver o potencial de criatividade e a capacidade de enfrentar os desafios sociais (BORBA, 2014). A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa e participativa, ancorada na Teoria da Atividade (Vygotsky e Tikromirov). Compreende-se que as tecnologias também proporcionam a mediação entre o sujeito e o conhecimento. Assim, as tecnologias (artefatos, digitais ou não) não são concebidas de forma estrita, reduzidas a simples recursos para diversificar as atividades em sala de aula. Os dados qualitativos foram produzidos e coletados em encontros semanais realizados nos contra turnos às aulas com os colaboradores do projeto e durante aulas de matemática das turmas participantes do projeto: 1º ano do Ensino Médio Integrado aos cursos Técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte de Informática do Campus e, os dados quantitativos, foram coletados em dois questionários (um inicial e um final). Os conteúdos selecionados pela professora regente foram aqueles estudados durante o ano letivo em que estavam, selecionados por sorteio e em grupos, com o intuito de aprofundar a compreensão destes conteúdos e para realizar análise investigativa de como esta proposta foi recebida pelos alunos, pela Instituição e professores e se, de fato, a produção de cartoons digitais envolvendo conteúdos matemáticos colaboram positivamente para esta finalidade. Este relato decorre da prática docente reflexiva que busca explorar propostas metodológicas de ensino para expandir o processo de constituir-se docente. Em contrapartida os alunos superaram as expectativas. Exploraram softwares além daqueles inicialmente propostos, como: Gimp, Sony Vegas e Filmora e demonstraram domínio e criatividade na produção das animações. Para produzirem seus cartoons, os alunos precisaram estudar muito o conteúdo matemático, além de explorarem muito mais: sobre o manuseio de softwares, o trabalho em grupo, utilização da internet como fonte de pesquisa, explorar a criatividade e a oportunidade de envolver a matemática em assuntos de interesse (assuntos referentes aos cursos, animes, desenhos animados, filmes e séries) durante a criação dos roteiros, respeito e tolerância para com as ideias dos colegas, entre outros. Os resultados ressaltaram que a produção de cartoons contribuiu significativamente para a aprendizagem dos conteúdos propostos, como a melhoria do ensino, autonomia de construção dos conceitos matemáticos, motivação à curiosidade dos alunos para a construção do conhecimento matemático, desenvolvimento do pensamento crítico e inovador. E para os alunos pode-se observar que eles se mostraram motivados durante o processo de realização da atividade e com entusiasmo na criação de desenhos animados, no planejamento e no desenvolvimento do conceito matemático, pois os recursos digitais utilizados estão presentes no dia a dia deles e a atividade propiciou a oportunidade de explorá-los em sala de aula, desenvolvendo a criatividade e a autonomia. O projeto foi além de seu objetivo, sendo utilizado nas aulas de matemática como uma metodologia interativa para despertar o interesse e curiosidade dos alunos e foi bem aceito pelos docentes do IFMT Campus Campo Novo do Parecis, que podem se apropriar desta proposta metodológica e adaptá-la à sua área de atuação e realidade em que se encontram, ao curso de Licenciatura em Matemática como oportunidade de pesquisa na área de conhecimento e metodologia a ser explorada pelos acadêmicos. Palavras-chave: Ensino de Matemática; metodologia de ensino; cartoons matemáticos. Referências: BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: Bicudo, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. BORBA, M. C. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. In: BORBA, M. C.; SILVA, R. S.; GANADINIS, G.1ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Tendência em Educação Matemática). BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-52710-30112018-162038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:20:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELLA ALESKA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAMELLA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51966 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2257 "inscrito_id" => 52710 "titulo" => "CARTOONS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE DE INFORMÁTICA E AGROPECUÁRIA DO IFMT" "resumo" => " CARTOONS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE DE INFORMÁTICA E AGROPECUÁRIA DO IFMT Pamella Aleska da Silva Santos[1]/pamellaasleska93@gmail.com / IFMT-Campus Campo Novo do Parecis Daniely Cristhina Sandri[2]/daniely.sandri@gmail.com / IFMT-Campus Campo Novo do Parecis Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência e algumas concepções geradas através do desenvolvimento do projeto de produção de cartoons digitais (desenhos animados elaborados com uso de computador e/ou smartphone) como proposta metodológica no processo de ensino-aprendizagem de matemática. O projeto foi desenvolvido no Ensino Médio Integrado aos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico de Manutenção e Suporte de Informática e Agropecuária ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis. Utilizamos softwares comuns e gratuitos, tais como power point, movie maker, paint e libre office e também outros softwares mais elaborados como: filmora, Sony Vegas e Gimp. Nosso interesse iniciou durante uma oficina de elaboração de cartoons ofertada para professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ministrada pela professora de matemática Mestre Rosicácia Florêncio Costa que defende em seu trabalho de mestrado a utilização de tecnologias digitais em salas de aula não apenas como simples recurso didático, mas como uma proposta metodológica de ensino. Percebe-se que, atualmente, as tecnologias digitais estão presentes no dia a dia em diversas atividades como: diversão, trabalho, disseminação de informação, lazer, entre outros. Mesmo assim ainda têm restrições dentro das escolas e salas de aula. Dessa maneira percebemos que nós, professores e licenciandos, precisamos inovar e buscar novas estratégias de ensino para cativar e desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, e explorar as tecnologias digitais se apresentam como uma inovação eficaz. Borba (1999) já havia apresentado uma nova perspectiva teórica apoiada na noção de que o conhecimento só é produzido com uma determinada mídia ou tecnologia e este não é produzido individualmente, mas sim por um coletivo formado por seres-humanos-com-mídias. Nessa ótica, é possível pensar que o uso das tecnologias digitais pode contribuir para a aprendizagem de qualquer ciência, no contexto escolar, visto que pode desenvolver o potencial de criatividade e a capacidade de enfrentar os desafios sociais (BORBA, 2014). A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa e participativa, ancorada na Teoria da Atividade (Vygotsky e Tikromirov). Compreende-se que as tecnologias também proporcionam a mediação entre o sujeito e o conhecimento. Assim, as tecnologias (artefatos, digitais ou não) não são concebidas de forma estrita, reduzidas a simples recursos para diversificar as atividades em sala de aula. Os dados qualitativos foram produzidos e coletados em encontros semanais realizados nos contra turnos às aulas com os colaboradores do projeto e durante aulas de matemática das turmas participantes do projeto: 1º ano do Ensino Médio Integrado aos cursos Técnicos em Agropecuária e em Manutenção e Suporte de Informática do Campus e, os dados quantitativos, foram coletados em dois questionários (um inicial e um final). Os conteúdos selecionados pela professora regente foram aqueles estudados durante o ano letivo em que estavam, selecionados por sorteio e em grupos, com o intuito de aprofundar a compreensão destes conteúdos e para realizar análise investigativa de como esta proposta foi recebida pelos alunos, pela Instituição e professores e se, de fato, a produção de cartoons digitais envolvendo conteúdos matemáticos colaboram positivamente para esta finalidade. Este relato decorre da prática docente reflexiva que busca explorar propostas metodológicas de ensino para expandir o processo de constituir-se docente. Em contrapartida os alunos superaram as expectativas. Exploraram softwares além daqueles inicialmente propostos, como: Gimp, Sony Vegas e Filmora e demonstraram domínio e criatividade na produção das animações. Para produzirem seus cartoons, os alunos precisaram estudar muito o conteúdo matemático, além de explorarem muito mais: sobre o manuseio de softwares, o trabalho em grupo, utilização da internet como fonte de pesquisa, explorar a criatividade e a oportunidade de envolver a matemática em assuntos de interesse (assuntos referentes aos cursos, animes, desenhos animados, filmes e séries) durante a criação dos roteiros, respeito e tolerância para com as ideias dos colegas, entre outros. Os resultados ressaltaram que a produção de cartoons contribuiu significativamente para a aprendizagem dos conteúdos propostos, como a melhoria do ensino, autonomia de construção dos conceitos matemáticos, motivação à curiosidade dos alunos para a construção do conhecimento matemático, desenvolvimento do pensamento crítico e inovador. E para os alunos pode-se observar que eles se mostraram motivados durante o processo de realização da atividade e com entusiasmo na criação de desenhos animados, no planejamento e no desenvolvimento do conceito matemático, pois os recursos digitais utilizados estão presentes no dia a dia deles e a atividade propiciou a oportunidade de explorá-los em sala de aula, desenvolvendo a criatividade e a autonomia. O projeto foi além de seu objetivo, sendo utilizado nas aulas de matemática como uma metodologia interativa para despertar o interesse e curiosidade dos alunos e foi bem aceito pelos docentes do IFMT Campus Campo Novo do Parecis, que podem se apropriar desta proposta metodológica e adaptá-la à sua área de atuação e realidade em que se encontram, ao curso de Licenciatura em Matemática como oportunidade de pesquisa na área de conhecimento e metodologia a ser explorada pelos acadêmicos. Palavras-chave: Ensino de Matemática; metodologia de ensino; cartoons matemáticos. Referências: BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: Bicudo, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. BORBA, M. C. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. In: BORBA, M. C.; SILVA, R. S.; GANADINIS, G.1ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Tendência em Educação Matemática). BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-52710-30112018-162038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:20:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELLA ALESKA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAMELLA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }