EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA DISCIPLINA DE PRÁTICAS DE ENSINO EM BIOLOGIA Brian Ferreira Marinho [1] /brianeana@gmail.com / IFPB - Campus Cabedelo Djanice Marinho de Oliveira [2] /IFPB - Campus Cabedelo Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo O curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPB Campus Cabedelo, oferece aos seus discentes, uma disciplina na área de educação intitulada de Práticas de Ensino em Biologia que se estende do segundo ao oitavo período com o objetivo de aproximar o discente das ferramentas e técnicas educacionais que podem ser usadas dentro de sala de aula. É notório que estamos enfrentando uma grande crise educacional no país, observa-se que nos últimos anos, os índices de evasão escolar são cada vez mais preocupantes, o que gera um efeito cascata, uma vez que alunos desistindo deixam professores desmotivados (PEREIRA, 2016). Outro fator preocupante e pouco debatido é a situação de centenas de escolas que não apresentam uma infraestrutura adequada para atender a comunidade. O desafio hoje é estimular os licenciados para enfrentar os obstáculos da docência entendendo que não é uma tarefa fácil e é por isso que é necessário desenvolver mecanismos capazes de transformar a situação que estamos vivendo como: investir em metodologias ativas e que envolvam os alunos com o que se está sendo estudado, projetos interdisciplinares que incentivem professores a trabalharem em conjunto mostrando que o conhecimento não tem fronteira e investindo cada vez mais na capacitação dos professores que consecutivamente estarão aptos a disseminar o conhecimento ao seus alunos. O objetivo do estudo é apresentar instrumentos que são desenvolvidos em conjunto entre docentes e discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFPB - Campus Cabedelo, PB. A metodologia utilizada para a descrição da pesquisa em andamento se dá através de um estudo qualitativo com levantamentos de referenciais teóricos que complementem a base de aprimoramento da pesquisa como artigos atualizados em revistas e periódicos em torno da temática metodologias ativas em sala de aula, como também estudos práticos no âmbito da própria metodologia estudadas nas disciplinas de prática de ensino em biologia com ênfase no melhoramento, aperfeiçoamento e construção de materiais didáticos pedagógicos para o ensino de ciências e biologia na educação básica. Dessa forma, durante o andamento da disciplina prática de ensino em biologia I, foi proposto que os discentes tivessem contato com textos que tratassem da postura do professor e seus diferentes perfis, como também a leitura e debate a respeito do uso da pesquisa em sala de aula e sua importância para o ensino. A disciplina foi de extrema importância para o conhecimento de normas científicas e orientações básicas para a confecção de artigos científicos e também projetos de pesquisa. Com isso, durante a disciplina, os alunos formaram grupos a fim de desenvolverem projetos de pesquisa que visavam abranger áreas em que a biologia pudesse ser aplicada, o que no final gerou bons projetos. Após o fim da disciplina, o docente convidou os discentes a submeter os projetos elaborados para o programa de bolsas financiado pelo CNPQ. Grande maioria dos projetos que com a orientação do professor foram elaborados e submetidos, acabaram sendo aprovados no Programa Institucional de Voluntários a Iniciação Científica, o PIVIC. Para a disciplina prática de ensino em biologia II, a principal proposta foi oferecer subsídios e ferramentas para o planejamento, inicialização, execução, controle, encerramento e avaliação de projetos educacionais. Iniciar abordagens teóricas sobre projetos educacionais direcionadas ao planejamento e gestão de projetos educacionais com metodologia, fases e estrutura da gerência de projetos em instituição escolar. Portanto, tomamos como ponto de partida a elaboração de um projeto pedagógico para ser aplicado em instituição escolar, direcionado para alunos da educação básica no ensino de ciências e biologia. Os discentes do terceiro período de ciências biológicas, que divididos em seus respectivos grupos foram envolvidos na elaboração de projetos pedagógicos, iniciaram seus planejamentos, idealizando uma forma de levar dinamicidade para possíveis aulas que poderiam ministrar para os alunos de ensino fundamental e também do ensino médio. Foi possível observar a criatividade e empenho dos discentes em elaborar metodologias de ensino aplicáveis nos mais diversos âmbitos da biologia, que é vasta cheia de grandes possibilidades. Além do projeto pedagógico, os discentes desempenharam uma atividade em que o objetivo era escolher uma escola de ensino fundamental e médio e aplicar um questionário para conhecer os projetos desenvolvidos pela escola escolhida, como também os principais desafios que as mesmas enfrentam diariamente. Com a realização desta atividade, os discentes foram aproximados ao corpo escolar e puderam compreender a funcionalidade de uma escola, local onde alguns ou grande maioria irão desempenhar o papel de educadores. Como resultado das atividades desempenhadas ao longo das disciplinas de prática de ensino em biologia I e II, observou-se como é relevante investir na interação entre estudantes da licenciatura, projetos pedagógicos e de pesquisa e visita às escolas, pois só através dessa junção, poderemos formar professores conscientes que entendam a sua missão e procuram fazer o máximo para transformar o cenário educacional enfrentado pelo nosso país. Palavras-chave: Biologia, Educação, Ensino, Práticas Referências DÁCIO, G. Moura e EDUARDO, F. Barbosa. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006. HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. HERNADEZ, F. E VENTURA, M. A. Organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: transformando idéias em resultados. São Paulo: Atlas, 1997. PEREIRA, Gilvan Elias. Insucesso escolar: a relação entre escola, aprendizagem e linguagem. Curitiba, Paraná, Editora Appris, 2016.