AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCÊNCIA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DA BNCC
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Parece se tratar de uma corrida em as inovações estão sempre bem à frente do professor que, por sua vez, está sempre correndo o risco de apresentar aos seus alunos, novidades tecnológicas que para o aluno já é ultrapassado. São rápidas as transformações que se apresentam através da introdução das novas tecnologias de informação e comunicação na sociedade, e quando o homem conhece a comunicação via e-mail, logo é ultrapassada pelo MSN, que por sua vez é ultrapassado pelo Facebook que já não é novidade diante do Istagram e o whatsaap. Assimilar tanta informação e gerenciá-las não é tarefa fácil, e quem pode auxiliar os alunos, que ainda não tem maturidade nessa nova realidade, senão a escola por meio do professor. Segundo Kenski (2003, p.24) "As novas tecnologias de informação e comunicação, caracterizadas como midiáticas, são, portanto, mais do que um simples suporte. Elas interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, de relacionarmos socialmente e adquirirmos conhecimentos. 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A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa e elaboração do artigo foi a pesquisa documental e a análise de conteúdo realizada na Resolução nº 2 de 1º de Julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada e no documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovado pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno por meio da Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que "Institui e orienta a implantação da BNCC, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica". 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Com o objetivo de discutir o espaço das tecnologias digitais na docência bem como os desafios para a formação e atuação dos professores dos anos iniciais no contexto da BNCC, organizamos nosso trabalho da segunte forma: No primeiro tópico tratamos das especificidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na sociedade contemporânea enfatizando como elas influencia as relações sociais, acadêmicas e no trabalho. Neste tópico abordamos o espaço que as TDICs têm no mundo das crianças e dos jovens, que por sua vez também são alunos em uma escola que não pode dá as costas para essas formas de comunicação e acesso à informação. Pontuamos que os alunos que estão na escola hoje serão os futuros pesquisadores, cientistas em mundo ainda mais avançado no que diz respeitos ao uso das Tecnologias e que a educação que eles têm hoje será fundamental para a sua formação, desenvolvimento acadêmico e inserção no mercado de trabalho. 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