ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ORIENTAÇÃO SEXUAL SOB O VIÉS DA ASSEXUALIDADE
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Quanto a religião busca trabalhar os tabus que estão por trás muitas vezes dos preconceitos enraizados na sociedade. O trabalho teve como objetivo mensurar o nível de conhecimento dos discentes da educação básica sobre o assunto antes da conversação e repassar para eles um conteúdo maior acerca do mesmo, baseado no que eles sabiam e em suas dúvidas. A assexualidade é a condição onde o indivíduo não sente necessidade de relações sexuais, dentro da assexualidade existem algumas classificações e elas demonstram que algumas pessoas assexuadas podem se relacionar afetivamente, mas não sexualmente; em alguns casos, porém podem manter relações sexuais com seus parceiros(as), como os demissexuais que quando atraídos afetivamente por seu companheiro(a) se relacionar sexualmente. Segundo Bezerra (2015) a assexualidade não é vista como uma doença ou trauma, assim como também não tem influência com instituições religiosas ou culturais. 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Inicialmente, os alunos foram instigados a fazerem questionamentos sobre a temática a partir dos pontos apontados, como conceito, causas, diferenciação entre a Hipossexualidade e assexualidade, curiosidades e preconceito. Antes e depois da conversação foi aplicado questionário a 14 estudantes, contendo cinco questões subjetivas, com objetivo de avaliar a eficiência da atividade proposta aos estudantes e sua aprendizagem do tema. Em geral, as perguntas se relacionavam ao conceito da assexualidade e ao conhecimento das orientações sexuais existentes e sobre a própria orientação do aluno. No pré-questionário avaliou-se que apenas 28% dos alunos dos que responderam tinha uma noção básica sobre o conceito de assexualidade Já no pós-questionário, notou-se que havia uma melhor elaboração dos conceitos, elevando esse índice para 71% dos alunos, o que pode demonstrar que eles compreenderam o assunto abordado. 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