Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

“VIVA O LUXO E MORRA O BUCHO”: PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR UNDERGROUND NO SETOR VESTUÁRIO/ACESSÓRIO EM SOBRAL.

Palavra-chaves: PRODUTO, LUXO, CONSUMIDOR, UNDERGROUND Comunicação Oral (CO) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50236
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 1891
    "titulo" => "“VIVA O LUXO E MORRA O BUCHO”: PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR UNDERGROUND NO SETOR VESTUÁRIO/ACESSÓRIO EM SOBRAL."
    "resumo" => "Luxo, Consumidor underground, status, fatores sociais e culturais, prazer e bem estar são algumas das palavras mais apresentadas no contexto do consumo de bens e serviços de luxo. No meio do luxo, a cultura de consumo se apresenta entre ricos e pobres, entre canais oficiais e não oficiais de vendas. Na febre por obter o objeto do desejo, se sabe que, em geral, os consumidores com menos poder aquisitivo, muitas vezes se sacrificam, acima de sua realidade. Nesta percepção de universo, a pesquisa analisou entre consumidores undergrounds um comportamento de compra em um recorte do imaginário popular como metáfora. A pesquisa teve como objetivo identificar o que leva os consumidores de produtos de luxo, não “oficializados”, a irem além de suas condições de posses ou se compram por necessidade. Este trabalho utilizou a pesquisa do tipo quali-quanti, e adotou como técnica de obtenção de dados uma entrevista junto a um grupo focal e a aplicação de um questionário quantitativo aplicado junto a alunos do curso de administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Nos resultados e discussões, percebeu-se que o consumidor underground costuma fazer uso de produtos imitados e copiados por acreditar que haja um valor agregado que compensa seu “sacrifício”, desde o preço abaixo do mercado, a sensação e o bem estar em poder consumir um produto de luxo “genuinamente falso”, aliado à criação de valor da marca de luxo para si podem gerar motivação de compra. Viu-se que a questão do capital social e econômico da marca, no que se refere à qualidade, tradição, bom gosto e sofisticação também podem influenciar na compra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO"
    "palavra_chave" => "PRODUTO, LUXO, CONSUMIDOR, UNDERGROUND"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA58_ID1891_10092017211550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROVÂNGELA DOMINGOS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "ROVÂNGELA NEVES"
    "autor_email" => "rovangela_neves@outlook.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50236
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 1891
    "titulo" => "“VIVA O LUXO E MORRA O BUCHO”: PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR UNDERGROUND NO SETOR VESTUÁRIO/ACESSÓRIO EM SOBRAL."
    "resumo" => "Luxo, Consumidor underground, status, fatores sociais e culturais, prazer e bem estar são algumas das palavras mais apresentadas no contexto do consumo de bens e serviços de luxo. No meio do luxo, a cultura de consumo se apresenta entre ricos e pobres, entre canais oficiais e não oficiais de vendas. Na febre por obter o objeto do desejo, se sabe que, em geral, os consumidores com menos poder aquisitivo, muitas vezes se sacrificam, acima de sua realidade. Nesta percepção de universo, a pesquisa analisou entre consumidores undergrounds um comportamento de compra em um recorte do imaginário popular como metáfora. A pesquisa teve como objetivo identificar o que leva os consumidores de produtos de luxo, não “oficializados”, a irem além de suas condições de posses ou se compram por necessidade. Este trabalho utilizou a pesquisa do tipo quali-quanti, e adotou como técnica de obtenção de dados uma entrevista junto a um grupo focal e a aplicação de um questionário quantitativo aplicado junto a alunos do curso de administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Nos resultados e discussões, percebeu-se que o consumidor underground costuma fazer uso de produtos imitados e copiados por acreditar que haja um valor agregado que compensa seu “sacrifício”, desde o preço abaixo do mercado, a sensação e o bem estar em poder consumir um produto de luxo “genuinamente falso”, aliado à criação de valor da marca de luxo para si podem gerar motivação de compra. Viu-se que a questão do capital social e econômico da marca, no que se refere à qualidade, tradição, bom gosto e sofisticação também podem influenciar na compra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO"
    "palavra_chave" => "PRODUTO, LUXO, CONSUMIDOR, UNDERGROUND"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA58_ID1891_10092017211550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROVÂNGELA DOMINGOS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "ROVÂNGELA NEVES"
    "autor_email" => "rovangela_neves@outlook.c"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Luxo, Consumidor underground, status, fatores sociais e culturais, prazer e bem estar são algumas das palavras mais apresentadas no contexto do consumo de bens e serviços de luxo. No meio do luxo, a cultura de consumo se apresenta entre ricos e pobres, entre canais oficiais e não oficiais de vendas. Na febre por obter o objeto do desejo, se sabe que, em geral, os consumidores com menos poder aquisitivo, muitas vezes se sacrificam, acima de sua realidade. Nesta percepção de universo, a pesquisa analisou entre consumidores undergrounds um comportamento de compra em um recorte do imaginário popular como metáfora. A pesquisa teve como objetivo identificar o que leva os consumidores de produtos de luxo, não “oficializados”, a irem além de suas condições de posses ou se compram por necessidade. Este trabalho utilizou a pesquisa do tipo quali-quanti, e adotou como técnica de obtenção de dados uma entrevista junto a um grupo focal e a aplicação de um questionário quantitativo aplicado junto a alunos do curso de administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Nos resultados e discussões, percebeu-se que o consumidor underground costuma fazer uso de produtos imitados e copiados por acreditar que haja um valor agregado que compensa seu “sacrifício”, desde o preço abaixo do mercado, a sensação e o bem estar em poder consumir um produto de luxo “genuinamente falso”, aliado à criação de valor da marca de luxo para si podem gerar motivação de compra. Viu-se que a questão do capital social e econômico da marca, no que se refere à qualidade, tradição, bom gosto e sofisticação também podem influenciar na compra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.