As transformações que a educação infantil vem sofrendo são indiscutivelmente relevantes para aperfeiçoá-la de modo a oferecer, às crianças, os melhores métodos de ensinamento para a aprendizagem como um todo. A escola se fundamenta como um lugar de diversidade e diferenças, sendo assim, a educação deve ser realizada conforme as potencialidades de cada criança. Entretanto, não basta somente o repasse de informações por si só, mas sim, utilizar todos os artifícios possíveis para tornar a educação algo muito mais eficiente. Deste modo, o presente trabalho objetivou refletir sobre o potencial do ensino pedagógico infantil, acima do indispensável papel de cuidar e educar. Com esse propósito, utilizando-se métodos dedutivos, indutivos e dialéticos, desenvolveu-se este estudo baseado em uma fundamentação de cunho bibliográfico (busca em livros, revistas e artigos). Nos resultados e discussões foi possível perceber que os contrastes existentes entre a antiga e atual educação praticada devem ser vencidos e é exatamente o profissional educador que está adepto a estas adequações, desde que envolvido com a causa. Por isso que pontos principais e únicos podem ter seu ensinamento potencializado, com destaque para os cuidados básicos durante a higiene, refeição e sono, a socialização no momento de brincar e as percepções de si e do mundo ao redor. Portanto, conclui-se que as mudanças no sistema pedagógico são relevantes, desde que aplicadas às técnicas de potenciar o aprendizado durante o repasse das informações. Não basta restringir o conhecimento ao abstrato, é ideal concretizar e praticar sua transferência para aproveitar as máximas possíveis ocasiões didáticas.