O fórum de discussão online tem sido utilizado na modalidade de Educação a Distância, uma experiência positiva em Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) possibilitando navegação hipertextual, associando a diversos outros recursos e ferramentas de comunicação em tempo real. Testar esse ambiente virtual de comunicação, numa modalidade regular de ensino é o intuito desta pesquisa. O locus da pesquisa é o curso de Licenciatura em Matemática, a partir da disciplina de Laboratório de Prática de Ensino Aprendizagem em Matemática III. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. O percurso metodológico esta sob os pressupostos teóricos da engenharia didática (ARTIGUE, 1996), com apoio teórico de Guy Brousseau, centrado na Teoria das Situações Didáticas (TSD). Os dados foram coletados diretamente do Fórum, onde foi observado a participação e o acesso dos 19 usuários (17 alunos e 2 moderadores). Os dados do Fórum foram tabulados a partir do software Microsoft Excel 2007, analisados e descritos. Após a experimentação e analise, foi possível destacar que o Fórum é uma forte ferramenta para o ensino e aprendizagem na modalidade regular de ensino. Destacamos a construção do saber colaborativo e a interatividade como potencialidades da ferramenta.