SOFTWARE “HOT POTATOES” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50172 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "SOFTWARE “HOT POTATOES” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A participação de licenciandos nas disciplinas de estágios supervisionados contribui para a formação inicial docente, sobretudo quando o estudante aproveita a oportunidade para fazer uma abordagem crítica e reflexiva durante as atividades. Ao analisar algumas metodologias empregadas no ensino de biologia, percebe-se uma distância imensurável da realidade de boa parte dos estudantes. Neste viés, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode ser um forte aliado na construção dos saberes e no exercício da prática docente, de uma forma diferente do que ocorre tradicionalmente. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar e discutir uma experiência vivenciada com a utilização do software “Hot Potatoes” na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio III, do Curso de Ciencias biológicas da FAEC/UECE. No software foram elaboradas metodologias didáticas participativas para a atividade de revisão dos conteúdos ministrados pela estagiária durante o período de suas regências, no ano de 2017, as quais foram avaliadas pela pesquisa de caráter participativo dos discentes envolvidos. De um modo geral, os estudantes mostraram empenho, participação e interesse pelos conteúdos de genética e ecologia abordados durante a execução da atividade, com exceção de algumas dificuldades encontradas na resolução de problemas de genética referentes à probabilidade. Este fator pode ser atribuído a uma eventual deficiência acadêmica em conteúdos básicos, como a matemática. O software constituiu-se como uma excelente ferramenta tecnológica para o intermédio dessa atividade, pelo caráter lúdico e pelas potencialidades de uso dessa ferramenta para a criação dos mais variados tipos de atividades. Concluímos que os aprendizados adquiridos nessa experiência foram significativos para todos os envolvidos, sobretudo para a aluna estagiária na construção do seu fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIC, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1255_10092017103151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA PAIVA" "autor_email" => "aparecidabarbosa04@live.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50172 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1255 "titulo" => "SOFTWARE “HOT POTATOES” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A participação de licenciandos nas disciplinas de estágios supervisionados contribui para a formação inicial docente, sobretudo quando o estudante aproveita a oportunidade para fazer uma abordagem crítica e reflexiva durante as atividades. Ao analisar algumas metodologias empregadas no ensino de biologia, percebe-se uma distância imensurável da realidade de boa parte dos estudantes. Neste viés, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode ser um forte aliado na construção dos saberes e no exercício da prática docente, de uma forma diferente do que ocorre tradicionalmente. Deste modo, este trabalho teve como objetivo analisar e discutir uma experiência vivenciada com a utilização do software “Hot Potatoes” na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio III, do Curso de Ciencias biológicas da FAEC/UECE. No software foram elaboradas metodologias didáticas participativas para a atividade de revisão dos conteúdos ministrados pela estagiária durante o período de suas regências, no ano de 2017, as quais foram avaliadas pela pesquisa de caráter participativo dos discentes envolvidos. De um modo geral, os estudantes mostraram empenho, participação e interesse pelos conteúdos de genética e ecologia abordados durante a execução da atividade, com exceção de algumas dificuldades encontradas na resolução de problemas de genética referentes à probabilidade. Este fator pode ser atribuído a uma eventual deficiência acadêmica em conteúdos básicos, como a matemática. O software constituiu-se como uma excelente ferramenta tecnológica para o intermédio dessa atividade, pelo caráter lúdico e pelas potencialidades de uso dessa ferramenta para a criação dos mais variados tipos de atividades. Concluímos que os aprendizados adquiridos nessa experiência foram significativos para todos os envolvidos, sobretudo para a aluna estagiária na construção do seu fazer docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TIC, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1255_10092017103151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA PAIVA" "autor_email" => "aparecidabarbosa04@live.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }