O estudo tem como objetivo analisar a prática de fanzine como recurso pedagógico em uma escola do sertão. Mais detalhadamente, pretende buscar o impacto que a modalidade de intervenção pedagógica propiciada por esse instrumento pode provocar no aprendizado do aluno que estuda em uma escola do sertão. É importante destacar que o fanzine é uma espécie de revista amadora que não está ligada às amarras editoriais e, com isso, proporciona ao seu autor a liberdade de expressar seu conhecimento do senso comum, seus sentimentos, enfim, sua criatividade. O recurso pedagógico proposto, portanto, mostra-se como uma atividade possível de ser utilizada em sala de aula. Para tanto, procurou-se identificar aspectos associados à motivação docente e discente em relação ao trabalho com zines, a forma como os professores introduziram e acompanharam a produção desses materiais, bem como os efeitos das práticas sobre o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando se houve uma aprendizagem significativa com relação ao assunto trabalhado em sala de aula pelos alunos. Os dados foram coletados através de uma entrevista com alunos e professores de uma determinada escola do sertão. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo que a análise dos dados se deu por meio da análise dos enunciados surgidos a partir das entrevistas. Os resultados demonstraram que os fanzines podem ser um recurso pedagógico capaz de possibilitar ao aluno um aprendizado significativo para sua vida, pois, essa intervenção apresenta-se como um potencial inovador e criativo. Além do mais, a prática empolgou alunos e professores, como poderão ser observadas nos trechos das falas dos mesmos mais adiante no trabalho.