LIMA, Stivensam Luiz De Souza et al.. Edificando escolas melhores. Anais III JOIN / Edição Brasil... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49753>. Acesso em: 13/11/2024 06:17
Esta pesquisa propõe uma reflexão em relação a aplicação da Avaliação Pós-Ocupação em uma Unidade Escolar de Ensino Fundamental (UEEF) da rede pública na Cidade de Campina Grande-PB. Tendo como objetivo avaliar a satisfação dos usuários do referido espaço e um diagnóstico técnico sobre a qualidade do ambiente construído, para isso foi necessário delimitar um foco para o estudo baseado em questões como: acústica, iluminação e ventilação. Os procedimentos metodológicos adotados foram levantamento bibliográfico, resgate de memória da edificação, entrevistas com usuários chaves, questionários que é um método bastante utilizado quando se quer fazer uma comparação de respostas relativas a categorias de pessoas, no caso do estudo, uma comparação das respostas dos alunos e funcionários da escola., registros fotográficos e walkthrough, que é um método utilizado geralmente no início de uma APO, com o objetivo de obter uma compreensão inicial do desempenho de um local. O método consiste em uma visita dos avaliadores acompanhados pelos usuários em cada um dos ambientes do estudo. A estrutura da escola é composta por seis salas de aula, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, quadra de esportes, cozinha, banheiros, despensa, pátio coberto e área verde, onde atende alunos do 5° ao 9° ano. Por fim, a Avaliação Pós-Ocupação da escola Lions Prata apresentou resultados positivos e negativos da edificação em relação a como seus usuários sentem e interagem com o ambiente em que estão inseridos constantemente. Assim como, verificou-se que existe um grau de insatisfação maior nos quesitos ventilação e iluminação nas salas de aula.