A proposta desse trabalho surgiu a partir de uma atividade investigativa, que tinha como objetivo apresentar aos estudantes do Ensino Médio, os ciclos da matéria, visando a compreensão dos ciclos biogeoquímicos, da água, carbono, oxigênio e nitrogênio. Tais intenções se dão, por tecnologias, bem como as novas opções de vida faz com que os indivíduos esqueçam as grandes possibilidades oferecidas pela natureza que ainda podem ser aproveitadas. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de Caruaru em Pernambuco. Através das análises dos resultados foi possível perceber que a interação dos estudantes sobre o conteúdo abordado, possibilitou uma reflexão maior sobre o caminho a ser tomado para se chegar a solução dos objetivos do trabalho. O resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório, a partir do momento em que no final do estudo, o debate mediado pelo Professor sobre os conteúdos abordados, foi enriquecedor do ponto vista ambiental e social, estimulando valores como consumo consciente, colaboração, respeito as diferentes concepções e principalmente preservação dos recursos naturais.