Os estágios supervisionados constituem componente curricular obrigatório na formação inicial de professores da educação básica. A superação entre teoria e prática (Pimenta, Lima, 2011); a dimensão da pesquisa no ensino (Demo, 1996); a conjugação observação/ intervenção (Vianna, 2007, Miranda, 2008) e a formação de professores reflexivos (Perrenoud, 2002) são alguns desafios que se lançam aos professores orientadores nos cursos de licenciatura. No caso dos estágios supervisionados em sociologia existem especificidades que são inerentes à própria consolidação da disciplina nos currículos escolares, historicamente caracterizada por intermitências e ausência de tradição. Este trabalho busca trazer reflexões e problematizações concernentes a formação de professores de sociologia a partir de experiências discentes na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2016.2. Trata-se também do relato das primeiras aproximações com as escolas campos do estágio, bem como dos percursos formativos (em construção) e dos desafios e possibilidades de atuação daí decorrentes.