O trabalho teve como objetivo relatar uma experiência do projeto biblioteca de objetos matemáticos da Universidade Federal do Pará coordenado pelo professor Dr. Márcio Lima do Nascimento, na qual se buscou apontar as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2016 com os alunos da educação básica tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares no que diz respeito a material concreto envolvendo conteúdos clássicos da matemática pura no contexto da matemática escolar. Houveram apresentação dos materiais concretos, interação dos alunos com as peças apresentadas, questionamentos acerca do que estava sendo apresentado para se obter manifestações dos alunos durante as apresentações, pautados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel atrelada à concepção de Laboratório de Ensino de Matemática de Fiorentini. Por meio da análise das manifestações dos alunos verificou-se que, para a incorporação do uso do material manipulável, é necessário problematizar o ensino de Matemática em espaços alternativos de ensino, bem como aproximar os conceitos dessa disciplina com os materiais do cotidiano dos estudantes, fazendo, assim, que seja levado em consideração todo o arcabouço de vida que o aluno traz consigo para o interior da escola e que seja agregado ao seu processo de ensinar e aprender. Com o trabalho percebemos que o uso de materiais pode inferir de maneira rica e significativa no aprendizado do aluno. Não tivemos como intenção inferir sobre a escolha do método de ensino, muito menos levantar a hipótese de um método melhor que outro e sim revelar com este projeto que existem diversos caminhos que podem contribuir para o Ensino de Matemática.