Desde seu surgimento e durante toda antiguidade a música e sua simbologia demonstraram ter um caráter atemporal que perdura até os dias atuais. Com grande importância na fundamentação étnica e cultural de diversos povos a musica desempenhou e vem desempenhando um papel fundamental na construção da sociedade. Após se analisar a trajetória da musica apenas sob um angulo cultural era preciso modificar o direcionamento da pesquisa a fim de encontrar um ponto de vista onde a musica desempenha-se um papel educador como veiculo de aprendizagem. Para Gobbi (2001), Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que a música é uma das estratégias evidentes na aprendizagem de línguas - a estratégia afetiva, a qual reflete o lado afetivo do aprendiz: seu nível de ansiedade, autoestima, interação e motivação, elementos que são essenciais para o sucesso na aprendizagem de línguas. Ao longo dos anos, pôde-se notar certa deficiência no aprendizado da língua inglesa no âmbito escolar, em particular, em instituições públicas. As crianças que passam por estas dificuldades de absorção de conteúdos relacionados ao aprendizado da nova língua apresentarão posteriormente inúmeras deficiências em relação a matérias relacionadas com a língua em questão. Tendo sido analisado tal situação, algumas estratégias para se desenvolver a aprendizagem foram formuladas e uma delas será o objeto de estudo do trabalho em questão: “A música como estratégia de aprendizagem no ensino da língua inglesa”. Ao longo deste trabalho inúmeras pesquisas foram realizadas com o intuito de evidenciar a eficácia da musica no auxilio do aprendizado da língua inglesa, pesquisas estas realizadas tanto no espectro bibliográfico, quanto a cerca de uma abordagem pratica. O projeto elaborado e desenvolvido inteiramente por alunos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Ceara (IFCE), do campos Camocim demonstrou um potencial de aplicação excelente, pois a avaliação por parte dos alunos submetidos às atividades foi muito positiva. Ao longo do desenvolvimento do trabalho pôde se perceber uma melhora efetiva dos alunos no que diz respeito à compreensão e absorção do conteúdo trabalhado em sala, principalmente após a adição da musica como instrumento de ensino.