A gamificação na educação implica em trazer características e elementos dos jogos para os contextos de ensino-aprendizagem, de modo a engajar os estudantes em suas atividades e processos de aprendizagem, alavancando também a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a independência na resolução de problemas. Nesse aspecto o presente trabalho tem por objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em matemática através da gameficação da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Vicente de Paula Rocha, localizada na zona rural do município de Upanema. Os participantes da pesquisa foram os alunos do 6ª ano do ensino fundamenta integrantes do Programa Novo Mais Educação. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso. De inicio foi essencial: pesquisar sobre esses recursos; realizar uma análise da turma; construir um sequência didática apropriada com os termos da gamificação. Após experimentação em sala de aula, foi possível verificar que a gamificação em sala de aula contribui de forma significativa para o ensino e aprendizagem em matemática.