A ação empreendedora pode ser precursora da transformação na dinâmica de uma determinada comunidade. Por isso, a ideia de negócio pode ser despertada através da criatividade cognitiva ou por transmissão de conhecimentos, ao observar as necessidades e os meios necessários para atendê-las. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprender a empreender, através da estimulação da visão empreendedora na detecção de oportunidades e na implementação de empresas sustentáveis, a partir do reaproveitamento de alimentos. Desse modo, a transmissão do conhecimento sobre técnicas de aproveitamento integral de alimentos, juntamente com a perspectiva do empreendedorismo, de forma interdisciplinar, são meios de transformação socioeconômica. Para tanto, a metodologia do ensino utilizada para realização deste trabalho foi o estudo de caso, que possibilitou descrever, uma intervenção em curso, no projeto Tecendo Redes Empreendedoras. Desta forma, espera-se como resultado, do aprendizado teórico e prático, que o aluno desenvolva as habilidades específicas para identificar oportunidades e executar as tecnologias de reaproveitamento de alimentos e que, desse modo, transforme em ação empreendedora e propague para a comunidade, disseminando uma cultura alimentar sem desperdícios, ao transformar o que era descartado, em alimento, agregando valor nutricional e financeiro. Além disso, pretende-se difundir a cultura empreendedora da região do Maciço de Baturité, como forma de geração de renda, compreendendo a perspectiva empreendedora em conjunto com a sustentabilidade, como experimento de mudança social dos alunos do projeto Tecendo Redes Empreendedoras. Assim, a partir da identificação da ideia, execução e transformação em realidade, pode-se também compreender que o potencial de uma oportunidade gera valor econômico, social e ambiental, ao expandir os conhecimentos e os meios necessários para introdução de novos hábitos alimentares e conscientização ecológica, capaz de solucionar problemas de forma integrada entre indivíduo e sociedade.