A utilização da história e filosofia da ciência no Ensino de Ciências se encontra na pauta das pesquisas em Ensino há um bom tempo, e é defendida por um número cada vez maior de pesquisadores. Uma das formas de se compreender a natureza do conhecimento científico é através de episódios históricos, pois entendemos que esta abordagem humaniza a ciência, desmitificando a ideia de gênios da humanidade. Neste sentido, podem ser encontrados critérios eliminatórios ou classificatórios que incluem a contextualização do conteúdo, a ciência como complexa e não linear etc.; que poderiam ser incluídos dentro de conteúdos históricos e filosóficos. No entanto, mesmo aqueles livros classificados pelos instrumentos governamentais e utilizados nas instituições públicas, e tidos como de boa qualidade no seu formato geral ainda apresentam carências quanto aos aspectos históricos e filosóficos sob a perspectiva de natureza do conhecimento científico e sua contextualização. Apresentando apenas alguns recortes em forma de “boxes” que não agregam em nada os reais aspectos buscados em uma abordagem histórica e filosófica. Para tentar avaliar de maneira mais explícita a abordagem histórica e filosófica utilizada no livro didático de ciências, em especial de Física, considerando os critérios de classificação dos instrumentos governamentais, este trabalho apresenta uma proposta inicial de roteiro de análise, que permite ao professor fazer sua própria avaliação do livro em termos de história e filosofia da ciência. Para exemplificar a utilização do nosso roteiro, analisamos e apresentar dois exemplos de um livro didático do Ensino Médio, pontuando como as regras e itens podem ser interpretadas.