O presente trabalho analisou a percepção sobre a temática do meio ambiente de graduandos de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil, na cidade de Fortaleza - Ceará. Para tal pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa com a aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões subjetivas e objetivas, afim de permitir com que os entrevistados além de assinalar os itens, pudessem discorrer acerca desse tema tão meritório, em decorrência de conter uma abordagem de natureza universal. Contudo, foram entrevistados 18 graduandos, sendo 3 graduandos de cada um dos cursos a seguir: Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Civil e Pedagogia. Como resultado todos os graduandos responderam possuir algum direcionamento ambiental em algumas disciplinas e transcreveram suas respectivas percepções acerca da temática em questão, de uma forma tanto quanto sucinta, porém tais percepções levaram as conclusões de que ainda há uma grande necessidade das instituições de ensino superior tratarem o tema meio ambiente com maior precisão e direcionamento de forma transversal, devido a relevância do tema meio ambiente nos dias atuais. Para atender tal demanda, a abordagem de temas que envolvem os diversos aspectos da temática de Educação ambiental como, por exemplo a relação existente entre o homem e a natureza, é de suma relevância para compreender o impacto desses fatores na sociedade em que vivemos e a partir desse conhecimento, seja possível fazer com que o alunado disponha de vários artifícios unificadores que serão utilizados para o desenvolvimento de um pensamento holístico acerca do meio ambiente.