O presente artigo tem por objetivo analisar o trabalho realizado sobre o ensino de artes visuais na educação Infantil e a importância do educador nesse processo. A educação através da arte constitui um importante meio para o desenvolvimento da criança, as artes visuais não estão ligadas apenas a beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo. Nas escolas observadas o ensino das artes já vem com um modelo pronto, apenas reduzida em atividades de pintura, colagem e recorte, e muitas vezes as aulas são ministradas por educadores sem formação na área, então os conteúdos de artes são repassadas para crianças sem a devida importância. O estudo é de caráter descritivo-analítica, de abordagem qualitativa, sendo realizada em duas escolas públicas do município de Sobral- CE. A coleta de dados se deu mediante observações e a entrevistas realizadas com duas professoras da educação Infantil. Além de pesquisa bibliográfica tendo como referência (TITO, 2016; Referencial curricular Nacional - RCNEI, 1998). Portanto diante das observações e da entrevista com as educadoras foi possível constatar que o ensino de artes nas escolas é entendido como um passatempo, continua se perpetuando como algo apenas de pintar, desenhar e colar, estas práticas são destituídas de significados para a criança pois deixa de desenvolver na criança a percepção, a sensibilidade a capacidade de imaginar. No entanto, o professor deve buscar formas didáticas/pedagógicas, proporcionando atividades artísticas contribua para a reflexão e expressão acerca da sua realidade de vida e seu modo de ver o mundo, desta forma, irá construir na criança o senso crítico.