Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS: TECENDO EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Um olhar sob uma ótica diferenciada do ensino da matemática vem se expandindo ao longo dos tempos, numa perspectiva de mudança de pensamento que é consenso entre a maioria dos estudantes da educação básica, como uma matéria de difícil compreensão, servindo como pilar na promoção das tendências de ensino da Matemática. Não obstante a isso, é fato que o saber matemático se torna imprescindível na sociedade em que vivemos para a compreensão de diversos fenômenos e aplicabilidade de situações corriqueiras do cotidiano, em que o “analfabeto” em práticas matemáticas se tornará excluso desse “mundo” onde a abstração e o raciocínio lógico são indispensáveis. Nesse sentido, o desenvolvimento do presente trabalho surgiu a partir de observações de práticas docentes no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda, no Maciço de Baturité, além de diálogos com os discentes envoltos em dificuldades em relação à aprendizagem de conteúdos matemáticos, refletindo no alto índice de reprovação observada no período letivo. Perante a realidade, houve a necessidade de se trabalhar a Matemática com metodologias diferenciadas, de modo que os alunos viessem a compreender os conteúdos abordados de maneira significativa, alavancando a aprendizagem, desfazendo o falso conceito de uma matéria difícil. Por meio de oficinas e criação de materiais didáticos lúdicos, juntamente com a prática da metodologia cooperativa, pode-se perceber o envolvimento dos alunos causando impactos positivos repercutidos em todo âmbito escolar. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar se a inserção de metodologias alternativas contribuiria para o êxito dos estudantes na disciplina, assegurando a permanência e sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

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