Um olhar sob uma ótica diferenciada do ensino da matemática vem se expandindo ao longo dos tempos, numa perspectiva de mudança de pensamento que é consenso entre a maioria dos estudantes da educação básica, como uma matéria de difícil compreensão, servindo como pilar na promoção das tendências de ensino da Matemática. Não obstante a isso, é fato que o saber matemático se torna imprescindível na sociedade em que vivemos para a compreensão de diversos fenômenos e aplicabilidade de situações corriqueiras do cotidiano, em que o “analfabeto” em práticas matemáticas se tornará excluso desse “mundo” onde a abstração e o raciocínio lógico são indispensáveis. Nesse sentido, o desenvolvimento do presente trabalho surgiu a partir de observações de práticas docentes no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda, no Maciço de Baturité, além de diálogos com os discentes envoltos em dificuldades em relação à aprendizagem de conteúdos matemáticos, refletindo no alto índice de reprovação observada no período letivo. Perante a realidade, houve a necessidade de se trabalhar a Matemática com metodologias diferenciadas, de modo que os alunos viessem a compreender os conteúdos abordados de maneira significativa, alavancando a aprendizagem, desfazendo o falso conceito de uma matéria difícil. Por meio de oficinas e criação de materiais didáticos lúdicos, juntamente com a prática da metodologia cooperativa, pode-se perceber o envolvimento dos alunos causando impactos positivos repercutidos em todo âmbito escolar. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar se a inserção de metodologias alternativas contribuiria para o êxito dos estudantes na disciplina, assegurando a permanência e sucesso no processo de ensino e aprendizagem.