INTRODUÇÃO: A monitoria no ensino superior é uma importante atividade complementar utilizada no processo ensino-aprendizagem, pois aproxima o discente com a realidade docente, aprimora suas práticas pedagógicas e auxilia na aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. A semiologia em enfermagem é uma disciplina considerada a base da prática clínica, seu ensino é fundamental e requer domínio de anatomia, fisiologia, histologia e principalmente patologia. Considerando que o ensino de semiologia durante atividades de monitoria requer o uso de recursos que favoreçam o processo de aprendizagem e facilitem a compreensão dos discentes em relação ao conteúdo o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de um plano de aulas com metodologias ativas para monitoria de semiologia no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência durante o mês de julho de 2017 no módulo de Sistema Hematopoiético do 1° semestre do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O planejamento foi realizado pelos monitores do módulo mediante a orientação da professora coordenadora e de pesquisas na literatura acerca do tema, sendo denominado de “Gincana do Sistema Hematopoiético”. Para realização das aulas em forma de Gincana, a sala foi dividida em equipes. A primeira fase da aula abordaria a teoria e, ao final de cada apresentação, se iniciava a gincana a partir de perguntas de Verdadeiro ou Falso. As respostas seriam enunciadas através de plaquinhas e a cada acerto as equipes acumulariam pontos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diferentes formas de ensino vêm sendo incorporadas no curso de Enfermagem nos últimos anos como a problematização de casos clínicos, a inserção dos acadêmicos em campos de prática além de outros métodos ativos de ensino onde o aluno passa a ser o protagonista de sua aprendizagem. Os jogos são uma das formas de associar a teoria com a prática lúdica e atrativa. Neste caso, a realização de atividades de monitoria fundamentadas em dinâmicas foi muito produtiva e obteve bons resultados. O fato de ser uma competição e por ter um prêmio motivou os acadêmicos a participarem das aulas e estudarem em casa. CONCLUSÃO: A monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao acadêmico, pois além de desenvolver habilidade docentes pode estar revendo conteúdo importantes. Além disso é importante associar a monitoria a pesquisa e extensão visto que o meio acadêmico é o local ideal para a construção de novos conhecimentos, sendo necessário a produção de evidências científicas que possam ser replicadas com outros temas e em outros módulos.