Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

M-LEARNING NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE ELEMENTOS QUÍMICOS

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Dificuldade em estudar e aprender química é notado principalmente no conteúdo de tabela periódica, onde é visto como necessidade decorar os símbolos e informações sobre cada elemento, levando a desenvolver uma aversão dos alunos quanto ao estudo deste conteúdo. Com a tentativa de desenvolver um ensino de qualidade, alguns professores buscam utilizar-se de inúmeras ferramentas educacionais promovidas principalmente pelas novas tecnologias da informação e comunicação, como por exemplo os objetos educacionais. E hoje em dia, além de disponíveis para computadores, também estão para dispositivos móveis como aparelhos celulares por exemplo. O qual permite uma aprendizagem com mobilidade, em qualquer hora e lugar, o qual chamamos de M-Learning. Diante da visão que alguns professores apresentam a respeito do uso do celular para fins pedagógicos, e da finalidade de promover a inserção do M-Learning como prática pedagógica, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar 5 aplicativos para o ensino de ciências com foco em elementos químicos disponíveis para dispositivos móveis. A pesquisa de caráter exploratória/descritiva foi desenvolvida em 3 momentos. Onde no primeiro momento foi realizado uma triagem para determinar cinco aplicativos com maior número de downloads, no segundo momento realizou-se a avaliação de acordo com a concepção de aprendizagem e no terceiro momento foi avaliado o grau de satisfação de cada aplicativo de acordo com a escala de Likert (1932). Os dados para o grau de satisfação foram retirados do próprio site de hospedagem dos objetos o googleplay® (https://play.google.com/store?hl=pt-BR). De acordo com o número de downloads foi possível observar que o aplicativo mais baixado foi o Tabela Periódica Quíz (500.000 – 1.000.000) e o menos baixado foi o aplicativo Quiz Tabela Periódica (1.000 – 5.000). Porém em relação a avaliação da concepção de aprendizagem pode-se observar que os aplicativos Elementos Químicos e Tabela Periódica: Nomes Testes, Quiz: Tabela Periódica e Tabela Periódica Quiz, apresentaram as três características (concepção empirista, concepção racionalista e concepção interacionista), e de acordo com a avaliação do grau de satisfação, foi possível observar que o aplicativo que mais satisfez os usuários foi o Elementos Químicos e Tabela Periódica: Nomes Testes (73%), seguido pelo Quis Tabela Periódica (70%). De acordo com os resultados obtidos em relação a avaliação da concepção de aprendizagem e avaliação do grau de satisfação, pode-se concluir que o aplicativo App-03 foi o mais bem aceito por parte dos usuários e pode vim a ser utilizado de forma eficiente como complemento a aulas sobre elementos químicos.

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