A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia.