Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49860
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA"
    "resumo" => "A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID280_15092017204308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JOEL MOURA"
    "autor_email" => "joelmoura-15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49860
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 280
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA"
    "resumo" => "A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID280_15092017204308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "JOEL MOURA"
    "autor_email" => "joelmoura-15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.