Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

MODELAGEM MATEMÁTICA DO CULTIVO DE HORTALIÇAS DO PLANTIO A COLHEITA EM NATUBA MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, CULTIVO DA ALFACE, PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
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      Este trabalho consiste em uma experiência sobre a prática pedagógica voltada para o ensino da matemática, direcionada ao desenvolvimento de um Projeto de Iniciação Científica de uma Instituição de Ensino Superior situada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Seu objetivo se situa em desenvolver um estudo sobre a Modelagem Matemática de como se estabelece a produção de hortaliças no distrito de Natuba. O trabalho está em andamento e busca abstrair conceitos voltados para o desenvolvimento de um modelo matemático, que caracterize o cultivo da alface do plantio a colheita. O estudo em si, promove um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador e dinâmico através da prática. O campo de pesquisa foi uma zona rural do município da Vitória de Santo Antão e envolveu 5 (cinco) propriedades, inclusive, uma sementeira cultivadora de brotos. Através dos resultados obtidos até o momento foi possível observar a grande contribuição dada, tanto no que se refere a compreensão dos estudantes, quanto em relação aos conteúdos matemáticos abordados. No momento, a pesquisa apresenta resultados satisfatórios, pois, a partir das análises estatísticas em função do cálculo de regressão, o modelo matemático encontrado.
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      Este trabalho consiste em uma experiência sobre a prática pedagógica voltada para o ensino da matemática, direcionada ao desenvolvimento de um Projeto de Iniciação Científica de uma Instituição de Ensino Superior situada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Seu objetivo se situa em desenvolver um estudo sobre a Modelagem Matemática de como se estabelece a produção de hortaliças no distrito de Natuba. O trabalho está em andamento e busca abstrair conceitos voltados para o desenvolvimento de um modelo matemático, que caracterize o cultivo da alface do plantio a colheita. O estudo em si, promove um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador e dinâmico através da prática. O campo de pesquisa foi uma zona rural do município da Vitória de Santo Antão e envolveu 5 (cinco) propriedades, inclusive, uma sementeira cultivadora de brotos. Através dos resultados obtidos até o momento foi possível observar a grande contribuição dada, tanto no que se refere a compreensão dos estudantes, quanto em relação aos conteúdos matemáticos abordados. No momento, a pesquisa apresenta resultados satisfatórios, pois, a partir das análises estatísticas em função do cálculo de regressão, o modelo matemático encontrado.
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Resumo Este trabalho consiste em uma experiência sobre a prática pedagógica voltada para o ensino da matemática, direcionada ao desenvolvimento de um Projeto de Iniciação Científica de uma Instituição de Ensino Superior situada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Seu objetivo se situa em desenvolver um estudo sobre a Modelagem Matemática de como se estabelece a produção de hortaliças no distrito de Natuba. O trabalho está em andamento e busca abstrair conceitos voltados para o desenvolvimento de um modelo matemático, que caracterize o cultivo da alface do plantio a colheita. O estudo em si, promove um ambiente de aprendizagem prazeroso, motivador e dinâmico através da prática. O campo de pesquisa foi uma zona rural do município da Vitória de Santo Antão e envolveu 5 (cinco) propriedades, inclusive, uma sementeira cultivadora de brotos. Através dos resultados obtidos até o momento foi possível observar a grande contribuição dada, tanto no que se refere a compreensão dos estudantes, quanto em relação aos conteúdos matemáticos abordados. No momento, a pesquisa apresenta resultados satisfatórios, pois, a partir das análises estatísticas em função do cálculo de regressão, o modelo matemático encontrado.

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