A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, se caracteriza por possuir solos secos, pedregosos e rachados, além de plantas de pequeno porte, suas paisagens refletem um clima de forte insolação, temperaturas elevadas na maior parte do ano, chuvas escassas e irregulares, com secas periódicas. Esse bioma vem sofrendo com o processo de degradação, em função do uso insustentável de seus recursos ao longo de centenas de anos e algumas de suas espécies faunísticas encontram-se extintas. O Município de Crateús abriga a maior reserva mundial desse Bioma, a Reserva Natural Serra das Almas, contudo, a inserção de discussões sobre sua importância, ainda é insipiente, uma vez que este é, na maioria das vezes, tratado de modo superficial no livro didático. Neste contexto o presente trabalho objetivou trabalhar a temática “Educação Ambiental, uso sustentável e preservação da Caatinga” com alunos do 5º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública de Crateús – CE, em busca de ampliar o conhecimento relativo ao Bioma, por meio de metodologias alternativas dentre as quais, aula de campo à Reserva Natural Serra das Almas, aulas lúdicas e dinâmicas, totalizando 16 horas de aula, de modo a sensibilizá-los sobre a preservação e conservação dos recursos naturais desse Bioma. A validação é alcançada através da aplicação de questionários superestruturados, jogos, e análise de anotações do Diário da Sustentabilidade. Nestes resultados percebe-se o papel desempenhado pelo trabalho no esclarecimento às crianças sobre a atual situação da Caatinga, desenvolvendo indivíduos sensíveis aos problemas do mesmo, e potenciais multiplicadores das estratégias sustentáveis observadas.