Dentre todas as fases do desenvolvimento humano, a infância é a mais importante, pois é nela que observamos mudanças constantes no recém-nascido, tornando-se assim essencial considerar a importância da alimentação infantil para o seu crescimento saudável. Após o nascimento, o primeiro contato da criança com a alimentação ocorre a partir da amamentação, que deve ser realizada de modo exclusivo até os 6 meses de vida, e após esse período deve ser administrada de forma correta junto a introdução de novos alimentos. O estudo teve como objetivo central relatar a experiência da confecção de um folder com conteúdo educativo sobre alimentação complementar e amamentação, com a finalidade de orientar pais/cuidadores sobre o assunto. O projeto foi desenvolvido no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) e constou da elaboração de um folder educativo sobre a alimentação infantil e sua execução no serviço ambulatorial. A aplicação efetuou-se junto aos responsáveis das crianças atendidas no Ambulatório Especializado de Pediatria da UFC no período de março/2017 a julho/2017. Durante o período de construção, foram realizadas revisões em artigos científicos sobre a importância da alimentação infantil saudável, além da leitura de dois Cadernos de Atenção Básica que forneceram embasamento para o estudo. O folder ressaltou a importância da alimentação adequada para a criança, focando na alimentação complementar por ser um assunto em que os pais mais pecam no momento de alimentar seus filhos, ofertando dicas presentes em uma tabela para cada refeição de crianças amamentadas e não-amamentadas, correlacionando idade com tipo de alimento adequado. Verificou-se que houve uma boa recepção e aceitação dos pais/cuidadores das crianças que frequentam o ambulatório, demonstrando curiosidade pelos assuntos apresentados, pois tiveram um momento fora da consulta de enfermagem para ampliar seus conhecimentos, questionando e adquirindo aprendizado visando contribuir para o desenvolvimento saudável de seus filhos. O folder configura-se como uma tecnologia educativa viável para a promoção da alimentação infantil e proporciona meios de facilitar a transmissão de informações aos pais e cuidadores. Nesse momento, o enfermeiro caracteriza-se como o agente educador no contexto da promoção da saúde.