A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, com denominações e ritmos distintos, sendo sua multiplicidade acompanhada pela música e abrange a expressão de sentimentos e imagens por meio do movimento do corpo. O ritmo, por sua vez, está presente no nosso dia a dia, pois nada na vida há sem ritmo, seja na natureza, no modo de andar, estudar, do sono, entre centenas de outros tipos. Diante dessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade motora coordenativa e ritmo de praticantes de dança de salão por meio da identificação do bloco musical, frase musical e pulso rítmico. A pesquisa foi realizada com 19 alunos de dança de salão no total, de ambos os sexos, sendo 11 homens e 8 mulheres com média de idade de 25,8 (± 5,1) anos. Foi aplicado o questionário para traçar o perfil da amostra e para avaliar a capacidade motora do ritmo, foi aplicado um teste prático associado aos componentes rítmico-musicais, protocolado e validado por Santana, Arena, Oliveira (2007). Dentre os alunos da dança de salão (42,1%), ministram ou ministravam alguma atividade com música, (10,5%) fizeram aula de dança na infância e (31,5%) tocam algum instrumento. Em relação ao teste prático, do total de alunos de dança de salão 89,4% reconheceram o pulso rítmico, 42,1% reconheceram a frase musical e 15,7% reconheceram o bloco musical. Diante disso, é perceptível que dos elementos avaliados, o pulso rítmico foi o mais identificado por toda a amostra e o bloco musical foi o menos identificado.