O presente trabalho apresenta um estudo realizado no período da disciplina Educação, Currículo e Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Seu objetivo é definir os conceitos de inter e transdisciplinaridade, aplicando-os assim no contexto de uma educação que visa a sustentabilidade, de forma que esclareça uma prática pedagógica direcionada e refletida no desenvolvimento da consciência crítica dos alunos. Educar para a sustentabilidade é um tema pertinente tendo em vista a necessidade de conscientizar as pessoas em relação aos problemas relacionados aos desequilíbrios ambientais que vivenciamos nos dias atuais. A escola é o ambiente ideal para fomentar atitudes responsáveis e de sustentabilidade ambiental, pois propicia aos cidadãos ações educativas e desenvolve condutas coletivas e individuais. A função da interdisciplinaridade é integrar os conteúdos de áreas diferentes, encontrando as suas relações entre si. A transdisciplinaridade por sua vez, busca uma visão complexa do mundo, incluindo todos os tipos de saberes. Uma proposta pedagógica inter e transdisciplinar, integra os conhecimentos mais variados, perpassando desde os assuntos mais humanistas até os considerados de raciocínio lógico e calculista. Sendo assim, o educar para a sustentabilidade necessita de tal prática de ensino a fim de promover a transformação de hábitos, viabilizando a construção de uma sociedade predisposta e protagonista de um desenvolvimento sustentável, incentivando o diálogo, a reflexão a respeito do assunto e das condições socioambientais atuais, e, principalmente o espírito de iniciativa, de ação para essa transformação, integrando com isso as dimensões social, ambiental, econômica e cultural.