Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

PROTAGONISMO JUVENIL INVENTANDO COM A DIFERENÇA

Palavra-chaves: CINEMA, EDUCAÇÃO, PESQUISA, JOVENS Comunicação Oral (CO) SOCIOLOGIA
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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Essa pesquisa é resultante do Projeto de Extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI, realizado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Ministro Reis Velloso. No primeiro semestre procurou dialogar de forma mais detida com as escolas do Ensino Médio de Parnaíba e Luís Correia, estado do Piauí, buscando contribuir para o protagonismo juvenil por meio da sétima arte, usando da prerrogativa as oficinas com dispositivos (jogos ou exercícios com o cinema). Nelas, os docentes que se tornaram multiplicadores com os discentes das escolas em que trabalhavam. A metodologia foi qualitativa, com caráter de intervenção com os monitores que executaram a oficinas, após serem capacitados pelo coordenador, a partir do material didático do projeto Inventar com a Diferença, da Universidade Federal Fluminense. Com a execução das oficinas, foi proporcionado aos monitores realizar práticas com o cinema que perpassaram a formação inicial. A experiência possibilitou uma afinidade desses jovens com o audiovisual a partir do enquadramento da sua realidade, por meio do direcionamento desse olhar, pois passaram a desenvolver o protagonismo juvenil a partir da linguagem da sétima arte. Portanto, a incorporação do cinema na educação superior representa, nesse contexto, como início de um processo que oportunize a participação de jovens e adultos na reflexão crítica da realidade, trabalhando a essência da interação entre humano e cinema e as relações entre saber e poder manifestadas na vida coletiva. E que é possível aproximar cada vez mais a juventude da experiência propiciada pelo cinema, pela interação pedagógica, discursos, linguagens criativas. Espera-se que esse estudo possa instigar novas pesquisas que promova maior empoderamento juvenil dentro de uma educação transformadora e emancipatória.

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