Dentre a multiplicidade de áreas do conhecimento acessíveis, a de matemática configura-se como primordial para a compreensão de outras. O campo de atuação das áreas onde os conhecimentos matemáticos são aplicados é vasto, além de estar no nosso cotidiano praticamente em todos os momentos. Entretanto, ainda existem rupturas na articulação do ensino de matemática nas escolas com a realidade. O ensino de matemática vem passando por transformações, principalmente nas suas metodologias. Mas para planejar aulas com qualidade é necessário conhecer os processos de aprendizagem. Baseados nesse contexto, o presente artigo visa apresentar os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David P. Ausubel e suas implicações para o ensino de matemática. Para alcançar esse objetivo, recorremos à pesquisa bibliográfica tendo como principal subsídio teórico as obras de Ausubel (1980, 2003), bem como de seus contemporâneos. A partir dos estudos acerca da teoria, percebemos que ela traz em seus princípios a ênfase sobre o que o aluno já conhece para ser o ponto de partida para a construção da aprendizagem. Para o ensino de matemática, a teoria pode colaborar com o professor ao dar condições de analisar os níveis de conhecimento de determinados conceitos matemáticos, visando a reconstrução dos processos de ensino, almejando a aprendizagem significativa. As concepções da teoria podem contribuir também com o professor para olhar com maior profundidade o meio no qual está inserido, bem como privilegiar a realidade do aluno, tentando aproximar-se dela para tomar como ponto de partida para o planejamento do ensino e, consequentemente, proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa.