Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

APLICAÇÃO DA PLATAFORMA MODELLUS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Palavra-chaves: SIMULAÇÕES, ENSINO, MODELLUS Comunicação Oral (CO) ASTRONOMIA / FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49540
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 2518
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA PLATAFORMA MODELLUS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O ensino de Física passa por grandes transformações, ainda temos o processo mecanizado, mas a cada dia novas ferramentas de apoio que surgem para nos auxiliar nessa tarefa de ensinar e dar sentido ao que se é estudado, pois o ensino de Física tomou um rumo indesejado. Onde o alunado não identifica conexão com o seu cotidiano, tornando em uma tarefa enfadonha que não passa de um repositório de equações infundadas. Nessa linha de trabalho, de buscar novas ferramentas, colocamos em prática o uso de uma ferramenta computacional, o software livre Modellus. É um programa de livre download onde podemos criar um ambiente matemático e colocar figuras associadas a vetores e a equações, colocando objetos variados para se movimentarem, dessa forma podemos acompanhar a solução interativa de vários problemas da mecânica retirados do próprio livro didático do aluno, por exemplo.  No nosso trabalho construímos a modelagem matemática do problema e resolvemos de forma interativa uma situação aleatória, bem como duas questões do propostas para os alunos comprovarem seus cálculos realizados em casa, colocando objetos para se movimentarem segundo uma determinada equação horária, com a construção de gráficos, tabelas e associando vetores a objetos. Aplicamos a ferramenta no desenvolvimento de três problemas envolvendo o estudo dos movimentos e lançamento oblíquo, bem como a análise de gráficos. Propomos que primeiro os problemas fossem resolvidos no caderno para depois montamos a modelagem matemática e solução de forma interativa com o uso da ferramenta computacional, para tentarmos validar as ideias dos alunos, onde não tínhamos respostas certas ou erradas, isso porque existia a possibilidade da verificação do seu erro e ajuste do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "SIMULAÇÕES, ENSINO, MODELLUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA77_ID2518_15092017214358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FEITOSA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO FEITOSA"
    "autor_email" => "luciano.nascimento@ifpb.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49540
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 897
    "inscrito_id" => 2518
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA PLATAFORMA MODELLUS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O ensino de Física passa por grandes transformações, ainda temos o processo mecanizado, mas a cada dia novas ferramentas de apoio que surgem para nos auxiliar nessa tarefa de ensinar e dar sentido ao que se é estudado, pois o ensino de Física tomou um rumo indesejado. Onde o alunado não identifica conexão com o seu cotidiano, tornando em uma tarefa enfadonha que não passa de um repositório de equações infundadas. Nessa linha de trabalho, de buscar novas ferramentas, colocamos em prática o uso de uma ferramenta computacional, o software livre Modellus. É um programa de livre download onde podemos criar um ambiente matemático e colocar figuras associadas a vetores e a equações, colocando objetos variados para se movimentarem, dessa forma podemos acompanhar a solução interativa de vários problemas da mecânica retirados do próprio livro didático do aluno, por exemplo.  No nosso trabalho construímos a modelagem matemática do problema e resolvemos de forma interativa uma situação aleatória, bem como duas questões do propostas para os alunos comprovarem seus cálculos realizados em casa, colocando objetos para se movimentarem segundo uma determinada equação horária, com a construção de gráficos, tabelas e associando vetores a objetos. Aplicamos a ferramenta no desenvolvimento de três problemas envolvendo o estudo dos movimentos e lançamento oblíquo, bem como a análise de gráficos. Propomos que primeiro os problemas fossem resolvidos no caderno para depois montamos a modelagem matemática e solução de forma interativa com o uso da ferramenta computacional, para tentarmos validar as ideias dos alunos, onde não tínhamos respostas certas ou erradas, isso porque existia a possibilidade da verificação do seu erro e ajuste do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA"
    "palavra_chave" => "SIMULAÇÕES, ENSINO, MODELLUS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA77_ID2518_15092017214358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FEITOSA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO FEITOSA"
    "autor_email" => "luciano.nascimento@ifpb.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O ensino de Física passa por grandes transformações, ainda temos o processo mecanizado, mas a cada dia novas ferramentas de apoio que surgem para nos auxiliar nessa tarefa de ensinar e dar sentido ao que se é estudado, pois o ensino de Física tomou um rumo indesejado. Onde o alunado não identifica conexão com o seu cotidiano, tornando em uma tarefa enfadonha que não passa de um repositório de equações infundadas. Nessa linha de trabalho, de buscar novas ferramentas, colocamos em prática o uso de uma ferramenta computacional, o software livre Modellus. É um programa de livre download onde podemos criar um ambiente matemático e colocar figuras associadas a vetores e a equações, colocando objetos variados para se movimentarem, dessa forma podemos acompanhar a solução interativa de vários problemas da mecânica retirados do próprio livro didático do aluno, por exemplo. No nosso trabalho construímos a modelagem matemática do problema e resolvemos de forma interativa uma situação aleatória, bem como duas questões do propostas para os alunos comprovarem seus cálculos realizados em casa, colocando objetos para se movimentarem segundo uma determinada equação horária, com a construção de gráficos, tabelas e associando vetores a objetos. Aplicamos a ferramenta no desenvolvimento de três problemas envolvendo o estudo dos movimentos e lançamento oblíquo, bem como a análise de gráficos. Propomos que primeiro os problemas fossem resolvidos no caderno para depois montamos a modelagem matemática e solução de forma interativa com o uso da ferramenta computacional, para tentarmos validar as ideias dos alunos, onde não tínhamos respostas certas ou erradas, isso porque existia a possibilidade da verificação do seu erro e ajuste do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.