Atualmente se torna cada vez mais necessária a utilização de diversas formas de ensino, mais contextualizadas com as vivências dos educandos, a fim de obter uma aprendizagem significativa, como é o caso dos modelos didáticos, que são considerados uma ferramenta fundamental de ensino, pois a partir da sua utilização há facilitação do processo ensino-aprendizagem. Uma dessas ferramentas é história em quadrinhos (HQ), que aproxima os alunos da realidade a partir pois da utilização de linguagem acessível e imagens que facilitam o melhor entendimento do assunto, auxiliando na fixação dos conteúdos. EO objetivo desse trabalho foi analisar a percepção dos alunos acerca das HQs utilizadas como ferramenta de ensino -aprendizagem – avaliação para a disciplina Morfologia e Taxonomia de Criptógamas no curso de Licenciatura da Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Para tal esse trabalho foi dividido em duas partes: elaboração das HQs e avaliação. Na primeira parte, os discentes foram divididos em equipes e para cada uma delas foi sorteado um assunto relacionado a temática sobre o Reino Fungi. Cada equipe desenvolveu uma HQ com 16 a 24 quadrinhos, com linguagem voltada para a educação básica. Na segunda parte, cada uma das equipes avaliou as HQs dos colegas. No final dessa atividade foi aplicado um questionário para análise da percepção dos alunos acerca do método utilizado e os resultados, de caráter quali-quantitativo, foram agrupados para análise de conteúdo de acordo com o método de Bardin. A totalidade dos alunos demonstrou compreender a importância do estudo sobre fungos, bem como as suas utilidades ecológicas e econômicas, seja na área alimentar, saúde e farmacológica, mostrando assim interesse por esse grupo de seres vivos. Sobre a atividade utilizada, a maioria dos alunos acharam a ideia boa ou ótima, afirmando que facilitou o processo ensino- aprendizagem- avaliação e sugerindo que poderia ser utilizada em outras disciplinas das ciências biológicas, como Ecologia, Zoologia, Evolução e Microbiologia. Os alunos também classificaram a atividade como um instrumento de ensino de caráter educativo, lúdico, e didático, afirmando que usariam essa ferramenta em sua prática docente. O professor deve, portanto, diversificar as ferramentas de ensino e, consequentemente, o método de avaliação dos seus alunos, que deve ser coerente com a prática pedagógica. Assim, o assunto abordado de forma contextualizada com as vivências, a partir de uma atividade lúdica como a elaboração e avaliação de HQs é um método atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, tornando-se um suporte valoroso a prática docente.