O petróleo é um importante constituinte da economia mundial, sendo empregado nos mais diversos setores industriais e até mesmo na rotina doméstica do homem através de seus derivados como o gás de cozinha, os polímeros, entre muitas outras aplicações. A demanda crescente por este recurso não renovável passou a exigir métodos mais eficazes para a sua extração e o seu beneficiamento. Durante o processo de produção de petróleo, um dos contaminantes mais indesejável é a água, a qual é gerada juntamente com o petróleo e é denominada água produzida. Os maiores problemas associados a este fluido são os seus grandes volumes, que podem atingir valores entre 15% e 90% de toda produção do poço, e a sua composição, da qual, faz parte compostos que a torna imprópria para seus destinos mais usuais: reuso, reinjeção ou descarte. Desta forma, é necessário a implementação de métodos de tratamento desta água com a finalidade de torna-la apropriada ao seu destino e, no caso de descarte, adequá-la a legislação ambiental.Com a diminuição das reservas terrestres, a exploração marítima (offshore) se tornou cada vez mais comum, necessitando de instalações cada vez menores e de alta eficiência visando reduzir os impactos ambientais gerados pela atividade petroleira. Um dos métodos mais utilizados na separação água/óleo são os hidrociclones, os quais oferecem economia substancial de espaço e apresentam alta eficiência no tratamento da água produzida. São equipamentos cilíndricos que apresentam uma redução de diâmetro durante sua extensão axial visando à transformação da energia potencial do fluído em energia centrifuga separando as partículas por diferença de densidade segundo a lei de Stokes para separação de sistemas particulados. A eficiência deste processo depende, entre outros fatores, da geometria deste equipamento. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar através da fluidodinâmica computacional a influencia do diâmetro da entrada tangencial, de 17,5 e 7,5mm, na eficiência de separação final do hidrociclone, observando os resultados simulados por meio da utilização do Software ANSYS 18.1. Os valores obtidos para a eficiência de separação forma de 62 e 64% para o diâmetro da entrada tangencial de 17,5 e 7,5 respectivamente.