Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

EM BUSCA DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO PARTICIPATIVA, GESTOR ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49777
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => "EM BUSCA DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é compreender o papel do gestor na escola, identificando o modo como interfere no processo de ensino-aprendizagem e na construção coletiva da gestão democrático-participativa dentro e fora da sua unidade escolar. Assim sendo, foram aplicados questionários com três gestoras escolares de diferentes municípios da Região Norte do Estado do Ceará. Ao analisar os dados obtidos, foi possível compreender o perfil dos gestores, como também certos aspectos relacionados à formação, jornada de trabalho, área de atuação e tempo de experiência, o que possibilitou aos pesquisadores desenvolver uma visão concreta de quais as competências e habilidades que os gestores escolares devem ter a fim de desempenhar plenamente suas funções. Do ponto de vista teórico embasou-se nas contribuições de vários autores, entre os quais: Almeida (1996), Brandão (1982), Freire (1982) e Luck (2009), que acumulam notório conhecimento a respeito da temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO PARTICIPATIVA, GESTOR ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1631_13092017000233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILA PAIXÃO MOREIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LEILA PAIXÃO"
    "autor_email" => "leilafortaleza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49777
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => "EM BUSCA DA ESCOLA DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é compreender o papel do gestor na escola, identificando o modo como interfere no processo de ensino-aprendizagem e na construção coletiva da gestão democrático-participativa dentro e fora da sua unidade escolar. Assim sendo, foram aplicados questionários com três gestoras escolares de diferentes municípios da Região Norte do Estado do Ceará. Ao analisar os dados obtidos, foi possível compreender o perfil dos gestores, como também certos aspectos relacionados à formação, jornada de trabalho, área de atuação e tempo de experiência, o que possibilitou aos pesquisadores desenvolver uma visão concreta de quais as competências e habilidades que os gestores escolares devem ter a fim de desempenhar plenamente suas funções. Do ponto de vista teórico embasou-se nas contribuições de vários autores, entre os quais: Almeida (1996), Brandão (1982), Freire (1982) e Luck (2009), que acumulam notório conhecimento a respeito da temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO PARTICIPATIVA, GESTOR ESCOLAR, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1631_13092017000233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILA PAIXÃO MOREIRA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "LEILA PAIXÃO"
    "autor_email" => "leilafortaleza@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o papel do gestor na escola, identificando o modo como interfere no processo de ensino-aprendizagem e na construção coletiva da gestão democrático-participativa dentro e fora da sua unidade escolar. Assim sendo, foram aplicados questionários com três gestoras escolares de diferentes municípios da Região Norte do Estado do Ceará. Ao analisar os dados obtidos, foi possível compreender o perfil dos gestores, como também certos aspectos relacionados à formação, jornada de trabalho, área de atuação e tempo de experiência, o que possibilitou aos pesquisadores desenvolver uma visão concreta de quais as competências e habilidades que os gestores escolares devem ter a fim de desempenhar plenamente suas funções. Do ponto de vista teórico embasou-se nas contribuições de vários autores, entre os quais: Almeida (1996), Brandão (1982), Freire (1982) e Luck (2009), que acumulam notório conhecimento a respeito da temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.