Este trabalho apresenta as etapas desenvolvidas durante o processo de pesquisa escolar no ensino fundamental da Escola Municipal Antenor Vieira (6° e7° ano) e na ETE (ensino Médio) a partir do primeiro ano e consta com a participação de oito agentes cooperantes entre si: dois gestores, dois docentes e quatro discentes. Inclui breve estudo de pesquisa a respeito das estratégias voltadas para o uso dos recursos midiáticos utilizados nas respectivas unidades de ensino dentro do ensino aprendizagem e as dificuldades encontradas pelo corpo da escola para tornar o ensino eficiente. Tal trabalho foi desenvolvido a partir de questionários indagatórios- acionados pela pesquisadora no momento da busca e coleta das informações para a elaboração da pesquisa escolar. Aborda, ainda, os subsídios conclusivos para o fechamento do projeto, como falas dos envolvidos. A sistematização adotada mostrou-se bastante eficiente devido à minimização dos custos com os trabalhos de campo e permitiu a escolha de pontos chaves para a discussão das hipóteses levantadas mediantes os objetivos que se desejava alcançar; a amostragem, o levantamento de dados, a análises, a aplicação dos instrumentos preenchidos pela equipe selecionada foram aplicados com a verificação da pesquisadora não envolvendo terceiros, para se obter fatos verídicos e não fictícios. O que a pesquisa desenvolveu desde o início do trabalho foi saber se as escolas buscavam responder os verdadeiros interesses dos alunos e professores em relação à produção de uma educação significativa mediante ao uso das novas tecnologias, os planejamentos, as ações, enfim, a execução de um trabalho prático que possibilite previsões para se concretizar essa mudança, mesmo que seja a um longo prazo e à postura de cada escola para beneficiar a prática desses novos conhecimentos em condições reais.