O presente artigo tem como objetivo investigar os componentes das narrativas históricas e das narrativas cinematográficas, tendo por base filmes sobre a África. Entre os temas em análise estão: o papel da narrativa, partindo da subjetividade da escrita histórica e cinematográfica e a questão da aplicação da legislação vigente sobre o ensino de história da África. Ao mesmo tempo é necessário compreender a história do cinema e sua inserção como material de análise para historiadores / professores. Sendo assim , a relação cinema e história precede uma busca por interpretação das várias formas de narrativas, o que diretamente está ligada a temporalidade, ou seja, a influência do presente na escrita tanto da narrativa histórica quanto da cinematográfica. O estudo não deixa de lado o papel do professor de história e seu trabalho com filmes em sala de aula, buscando expor as principais questões que devem ser levantadas na escolha de uma obra cinematográfica para a utilização em sala de aula. É nesse universo que interliga a narrativa histórica e cinematográfica e que evoca memórias literárias sobre a África, trabalhando imagens e debatendo o porquê desse estudo, que o presente artigo pretende criar um ambiente de respeito às diferenças, de tolerância e valorização da história.