O artigo busca dialogar corporalmente sobre Educação Ambiental com as crianças estudantes no Ensino Fundamental através de experiências pedagógicas de brincadeiras e produção de brinquedos recicláveis nas aulas de Educação Física. E também refletir sobre o ensino de diversas brincadeiras no ambiente escolar, descrevendo a experiência docente sobre a produção de brinquedos recicláveis em 10 aulas de Educação Física para 64 crianças, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do turno matutino, da escola Maria Dalva. Adotamos como metodologia investigativa a narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica, que considera a existência humana para (re)construir, através da linguagem, as experiências afetivas da pesquisadora, que, ao serem reveladas ao leitor, somam-se as suas experiências de retornar e de ser/estar no/com o mundo. Como resultados do estudo, foram experimentadas 7 brincadeiras: Caça Tampinhas, Pega-Pega, Esconde-Esconde, Cobra-Cega, Tengo Telengo Tengo, Pula Carniça, Quebra Canela e Pula Corda; e produzidos 8 brinquedos recicláveis: Raquete-Pet, Vai-e-Vem, Peteca, Roladeira, Pé-de-Lata, Chocalho, Ganzá e Cavalo-de-Pau; tais práticas e produções lúdicas tiveram como inspiração os saberes da cultura norte-rio-grandense, contribuindo, assim, para a consciência ecológica, criatividade, afetividade, sociabilidade, ludicidade e linguagem corporal das crianças de 6 anos de idade na escola pública.