Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

Palavra-chaves: BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, CRIANÇAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46963
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 2235
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS"
    "resumo" => "O artigo busca dialogar corporalmente sobre Educação Ambiental com as crianças estudantes no Ensino Fundamental através de experiências pedagógicas de brincadeiras e produção de brinquedos recicláveis nas aulas de Educação Física. E também refletir sobre o ensino de diversas brincadeiras no ambiente escolar, descrevendo a experiência docente sobre a produção de brinquedos recicláveis em 10 aulas de Educação Física para 64 crianças, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do turno matutino, da escola Maria Dalva. Adotamos como metodologia investigativa a narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica, que considera a existência humana para (re)construir, através da linguagem, as experiências afetivas da pesquisadora, que, ao serem reveladas ao leitor, somam-se as suas experiências de retornar e de ser/estar no/com o mundo. Como resultados do estudo, foram experimentadas 7 brincadeiras: Caça Tampinhas, Pega-Pega, Esconde-Esconde, Cobra-Cega, Tengo Telengo Tengo, Pula Carniça, Quebra Canela e Pula Corda; e produzidos 8 brinquedos recicláveis: Raquete-Pet, Vai-e-Vem, Peteca, Roladeira, Pé-de-Lata, Chocalho, Ganzá e Cavalo-de-Pau; tais práticas e produções lúdicas tiveram como inspiração os saberes da cultura norte-rio-grandense, contribuindo, assim, para a consciência ecológica, criatividade, afetividade, sociabilidade, ludicidade e linguagem corporal das crianças de 6 anos de idade na escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, CRIANÇAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2235_19082018144151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE JUSTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuellejds@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46963
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 724
    "inscrito_id" => 2235
    "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DE BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS"
    "resumo" => "O artigo busca dialogar corporalmente sobre Educação Ambiental com as crianças estudantes no Ensino Fundamental através de experiências pedagógicas de brincadeiras e produção de brinquedos recicláveis nas aulas de Educação Física. E também refletir sobre o ensino de diversas brincadeiras no ambiente escolar, descrevendo a experiência docente sobre a produção de brinquedos recicláveis em 10 aulas de Educação Física para 64 crianças, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do turno matutino, da escola Maria Dalva. Adotamos como metodologia investigativa a narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica, que considera a existência humana para (re)construir, através da linguagem, as experiências afetivas da pesquisadora, que, ao serem reveladas ao leitor, somam-se as suas experiências de retornar e de ser/estar no/com o mundo. Como resultados do estudo, foram experimentadas 7 brincadeiras: Caça Tampinhas, Pega-Pega, Esconde-Esconde, Cobra-Cega, Tengo Telengo Tengo, Pula Carniça, Quebra Canela e Pula Corda; e produzidos 8 brinquedos recicláveis: Raquete-Pet, Vai-e-Vem, Peteca, Roladeira, Pé-de-Lata, Chocalho, Ganzá e Cavalo-de-Pau; tais práticas e produções lúdicas tiveram como inspiração os saberes da cultura norte-rio-grandense, contribuindo, assim, para a consciência ecológica, criatividade, afetividade, sociabilidade, ludicidade e linguagem corporal das crianças de 6 anos de idade na escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, CRIANÇAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID2235_19082018144151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE JUSTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuellejds@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O artigo busca dialogar corporalmente sobre Educação Ambiental com as crianças estudantes no Ensino Fundamental através de experiências pedagógicas de brincadeiras e produção de brinquedos recicláveis nas aulas de Educação Física. E também refletir sobre o ensino de diversas brincadeiras no ambiente escolar, descrevendo a experiência docente sobre a produção de brinquedos recicláveis em 10 aulas de Educação Física para 64 crianças, estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, do turno matutino, da escola Maria Dalva. Adotamos como metodologia investigativa a narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica, que considera a existência humana para (re)construir, através da linguagem, as experiências afetivas da pesquisadora, que, ao serem reveladas ao leitor, somam-se as suas experiências de retornar e de ser/estar no/com o mundo. Como resultados do estudo, foram experimentadas 7 brincadeiras: Caça Tampinhas, Pega-Pega, Esconde-Esconde, Cobra-Cega, Tengo Telengo Tengo, Pula Carniça, Quebra Canela e Pula Corda; e produzidos 8 brinquedos recicláveis: Raquete-Pet, Vai-e-Vem, Peteca, Roladeira, Pé-de-Lata, Chocalho, Ganzá e Cavalo-de-Pau; tais práticas e produções lúdicas tiveram como inspiração os saberes da cultura norte-rio-grandense, contribuindo, assim, para a consciência ecológica, criatividade, afetividade, sociabilidade, ludicidade e linguagem corporal das crianças de 6 anos de idade na escola pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.