No âmbito escolar, quanto ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), ainda é relativamente poucos os professores que conseguem utilizar estes recursos com facilidade. Observando alguns livros didáticos, notamos a necessidade de uma investigação sobre como estes recursos, que são uns dos principais meios de informação e conteúdo para professores e alunos, abordam o uso das TDIC. Assim, este artigo tem por objetivo investigar como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) abordam o uso de softwares. Foram analisadas cinco coleções adotadas em escolas públicas da cidade de Areia – PB, observando-se de que forma elas contemplam em suas atividades, conteúdos e materiais complementares o uso de softwares. A análise revelou que, apesar de existirem muitos recursos digitais a serem explorados em situações de aprendizagem dentro e fora da sala de aula, os livros didáticos ainda não trazem seu uso de maneira significativa. Dos livros analisados, apenas um contempla uma seção específica para o uso de softwares educativos e os demais, apenas mencionam as tecnologias e propõem seu uso de maneira superficial, sem um aprofundamento que instigue os alunos a refletirem o conteúdo estudado. Por fim, concluímos que as propostas de utilização das TDIC nos livros didáticos ainda são relativamente poucas e que há uma grande necessidade de novas abordagens que contemplem o uso de diferentes recursos digitais, que motivem e provoquem nos alunos o desejo de aprender matemática e outros componentes curriculares