O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento humano, para professores, com base nos resultados de uma análise preliminar das suas próprias concepções a respeito de alunos com deficiência, que frequentam a rede pública no primeiro segmento do ensino fundamental, no Município de Duque de Caxias. Resultados de investigações científicas sustentam a necessidade de se promover ações de políticas públicas voltadas para o aprimoramento constante da prática docente, considerando-se as concepções sobre deficiência que permeiam essas práticas. Para fins de análise foram desenvolvidas as seguintes hipóteses: a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos com deficiência em classes comuns colaboraria para diferentes ações educativas; o aprimoramento das ações pedagógicas a partir das reflexões acerca das concepções sócio historicamente construídas contribuiria para o processo de valorização da diversidade, maximizando o desenvolvimento da autonomia e da inclusão. Realizou-se uma pesquisa-ação, aplicando-se uma
escala atitudinal, e conduzindo-se um programa de desenvolvimento de competências críticas,
preconizado pelo modelo inclusionista, valendo-se da configuração de uma oficina com troca de
experiências realizadas em duas escolas do município em questão. Ao término desse programa
aplicado aos professores, foram analisadas as respostas abertas para fins de análise qualitativa.
Concluiu-se que os professores necessitam deste aprimoramento, pois se sentem inseguros e sozinhos em sua missão. Os resultados encontrados contribuirão para melhores práticas direcionadas para o aprimoramento continuado das ações de inclusão tanto educacional quanto social de alunos com deficiência na rede pública de ensino.