RAMOS, Ivana Pinto. A proletarização mascarada de profissionalização docente. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46111>. Acesso em: 23/12/2024 16:26
O presente artigo constitui-se uma revisão bibliográfica sobre o tema profissionalização docente, discutindo as funções político-ideológicas incutidas no conceito de profissionalização da política de formação docente, que remete a ideia de excelência, mérito, competência, competitividade e produtividade, imposto pelos sistemas educacionais que seguem as orientações dos organismos internacionais, um discurso sedutor que parece positivo para encobrir uma finalidade perversa. A análise está embasada no seguinte referencial teórico: Souza (2014), Magalhães (2014), , Contreras (1999; 2002), Gomide (2010), Shiroma e Evangelista (2003;2004)), Chauí (2003), Arnoni (2012), Frigoto (1996), Saviani (2013) e outros. Os organismos internacionais, com seu discurso humanista e assistencialista, articula e manipula os países da américa Latina, “plantando” na educação brasileira as “sementes” do capitalismo, através da lógica produtivista e de profissionalização, enfraquecendo a educação e os professores, com uma política de formação cada dia mais precarizada.