Novas metodologias de ensino ganham mais espaço no meio acadêmico, dentre elas destaca-se a simulação com o intuito de promover maior imersão e aproximação do estudante em relação ao ambiente de trabalho e visando um melhor envolvimento e entendimento do conteúdo abordado. Além disso, por se tratar de uma metodologia ativa de aprendizagem, a simulação favorece ao aluno o protagonismo, promovendo o aprimoramento de seu desempenho teórico-prático. A simulação realizada no curso de Fonoaudiologia teve como tema “Tribunal da audição” sendo o principal objetivo facilitar a aprendizagem da anatomofisiopatologia da audição e sua importância para a prática clínica contando com a participação de 17 discentes sendo 16 do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba e uma discente do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, até então leiga no assunto para que não houvesse conflitos influência. Para realização da atividade foram selecionadas quatro etapas sendo: Divisão, Imersão e planejamento de estratégias, Debriefing e Julgamento e conclusão. Observou-se que cada grupo desenvolveu a discussão de forma distinta, o que resultou em um debate ampliado e aprofundado sobre o assunto, assim enriquecendo ainda mais o conhecimento sobre o tema. Tendo em vista a evolução e os ganhos de aprendizagem obtidos com o tribunal da audição, faz-se necessário ressaltar a importância da inclusão de simulações e metodologias ativas como estratégia de ensino devido a seu potencial para estimular a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento do pensamento crítico além de facilitar o processo ensino-aprendizagem.