Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DE DIDÁTICA PRÁTICA COMPLEMENTAR PARA MELHORIA DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE FISIOPATOLOGIAS RELACIONADAS AO METABOLISMO ENERGÉTICO

Palavra-chaves: DIDÁTICA COMPLEMENTAR, FISIOPATOLOGIAS, METABOLISMO ENERGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47604 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 9215 "titulo" => """ IMPLEMENTAÇÃO DE DIDÁTICA PRÁTICA COMPLEMENTAR\r\n PARA MELHORIA DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n FISIOPATOLOGIAS RELACIONADAS AO METABOLISMO\r\n ENERGÉTICO """ "resumo" => "O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos envolvendo o metabolismo energético, quando bem elucidados, podem fazer um papel extensionista através da disseminação de informações educativas nas comunidades ao redor das escolas, prevenindo o desenvolvimento de fisiopatologias como: diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi implementar uma didática prática complementar para melhoria da aquisição de conhecimentos sobre fisiopatologias relacionadas ao metabolismo energético. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem, em seguida foi realizada a prática utilizando dos jogos lúdicos, e por fim, aplicado mais uma vez o questionário de sondagem. A análise dos resultados indicou que houve um aumento considerável no índice das assertivas no segundo questionário em comparação ao primeiro, com ênfase nas questões 2, 3 e 7, com 36%, 48%, 40%, respectivamente, e na questão 5, que tratava de uma patologia relacionada ao déficit de insulina, houve aumento de 24%. Durante a prática lúdica, os discentes demonstraram maior interesse no tema, havendo uma interação de 100%. Estes resultados corroboram com outros autores, e reforçam o fato, que a utilização de recursos lúdicos associados às práticas tradicionais, proporcionam uma evolução aluno/professor em relação aos conteúdos abordados, além de um perceptível amadurecimento dos discentes, que atuam como coadjuvantes no seu processo de formação.O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA COMPLEMENTAR, FISIOPATOLOGIAS, METABOLISMO ENERGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9215_08092018091140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIOS FERREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DE SÁ" "autor_email" => "marcos.sa99@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47604 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 9215 "titulo" => """ IMPLEMENTAÇÃO DE DIDÁTICA PRÁTICA COMPLEMENTAR\r\n PARA MELHORIA DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n FISIOPATOLOGIAS RELACIONADAS AO METABOLISMO\r\n ENERGÉTICO """ "resumo" => "O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos envolvendo o metabolismo energético, quando bem elucidados, podem fazer um papel extensionista através da disseminação de informações educativas nas comunidades ao redor das escolas, prevenindo o desenvolvimento de fisiopatologias como: diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi implementar uma didática prática complementar para melhoria da aquisição de conhecimentos sobre fisiopatologias relacionadas ao metabolismo energético. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem, em seguida foi realizada a prática utilizando dos jogos lúdicos, e por fim, aplicado mais uma vez o questionário de sondagem. A análise dos resultados indicou que houve um aumento considerável no índice das assertivas no segundo questionário em comparação ao primeiro, com ênfase nas questões 2, 3 e 7, com 36%, 48%, 40%, respectivamente, e na questão 5, que tratava de uma patologia relacionada ao déficit de insulina, houve aumento de 24%. Durante a prática lúdica, os discentes demonstraram maior interesse no tema, havendo uma interação de 100%. Estes resultados corroboram com outros autores, e reforçam o fato, que a utilização de recursos lúdicos associados às práticas tradicionais, proporcionam uma evolução aluno/professor em relação aos conteúdos abordados, além de um perceptível amadurecimento dos discentes, que atuam como coadjuvantes no seu processo de formação.O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "DIDÁTICA COMPLEMENTAR, FISIOPATOLOGIAS, METABOLISMO ENERGÉTICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID9215_08092018091140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINICIOS FERREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "DE SÁ" "autor_email" => "marcos.sa99@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O lúdico vem ganhando cada vez mais importância no cenário educativo, devido sua eficácia nos resultados finais nos processos de ensino-aprendizagem. Conteúdos envolvendo o metabolismo energético, quando bem elucidados, podem fazer um papel extensionista através da disseminação de informações educativas nas comunidades ao redor das escolas, prevenindo o desenvolvimento de fisiopatologias como: diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi implementar uma didática prática complementar para melhoria da aquisição de conhecimentos sobre fisiopatologias relacionadas ao metabolismo energético. A pesquisa foi realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Inicialmente, foi ministrada uma aula tradicional, e depois aplicado um questionário de sondagem, em seguida foi realizada a prática utilizando dos jogos lúdicos, e por fim, aplicado mais uma vez o questionário de sondagem. A análise dos resultados indicou que houve um aumento considerável no índice das assertivas no segundo questionário em comparação ao primeiro, com ênfase nas questões 2, 3 e 7, com 36%, 48%, 40%, respectivamente, e na questão 5, que tratava de uma patologia relacionada ao déficit de insulina, houve aumento de 24%. Durante a prática lúdica, os discentes demonstraram maior interesse no tema, havendo uma interação de 100%. Estes resultados corroboram com outros autores, e reforçam o fato, que a utilização de recursos lúdicos associados às práticas tradicionais, proporcionam uma evolução aluno/professor em relação aos conteúdos abordados, além de um perceptível amadurecimento dos discentes, que atuam como coadjuvantes no seu processo de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.