Deparando-se com um leque de dificuldades enfrentadas diariamente no ambiente escolar, os profissionais da educação buscam formas de entender e auxiliar os educandos. Nesse sentido, a neuropsicopedagogia vem ganhando destaque junto aos profissionais da educação, uma vez que estuda a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre cérebro e comportamento. Uma boa alimentação auxilia no processo de mielinização do sistema nervoso do feto, fazendo com que a velocidade de processamento de informações seja mais rápida. O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização, que se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década. Sabendo que a nutrição do feto prepara o cenário para a vida após o nascimento, surgiu o interesse de se investigar a alimentação no processo de aprendizagem a partir de um olhar neuropsicopedagógico. Sendo assim, foram levantados os seguintes questionamentos: Qual a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento? Como o desequilíbrio nutricional afeta o desempenho escolar? Qual impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores? Quais as possíveis intervenções nutricionais que potencializam a aprendizagem? A partir dessas questões, com base numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, foi definido como objetivo geral deste trabalho analisar a relação da alimentação com o neurodesenvolvimento. Como objetivos específicos, analisar as influências do desequilíbrio nutricional no desempenho escolar; compreender o impacto do estado nutricional no desempenho dos neurotransmissores; e identificar as possibilidades de intervenção nutricional que potencializam a aprendizagem. Os resultados indicaram que o desenvolvimento cerebral, a formação da bainha de mielina, as conexões das áreas cerebrais e a produção dos neurotransmissores necessitam de um consumo de nutrientes que só encontramos na alimentação e suplementação para se desenvolver, impactando diretamente na aprendizagem.