Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de
canções como ferramenta no ensino aprendizagem para a segunda fase do Ensino
Fundamental da Educação Básica. Partimos da ideia de que algumas canções possuem
vários conceitos que podem ser explorados e analisados de forma que o aluno possa se
sentir integrante no processo através de algo que faça parte do cotidiano deles. A proposta
central foi de introduzir através de três canções populares, “Embolada do Tempo” de Alceu
Valença; “Sobre o Tempo” de Pato Fu e “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso, os vários
significados que a palavra tempo pode se apropriar, sendo que está palavra tem vários
significados inclusive científicos. Essa atividade foi desenvolvida na Escola Municipal
Joaquim Nabuco, localizada na cidade de Panela-PE em uma turma do sexto ano do ensino
fundamental. A sequência foi dividida em quatro etapas; a primeira onde os alunos
receberam uma folha com questões para fazer a caracterização dos sujeitos daquela
realidade e a análise da primeira canção, nas duas seguintes com a análise das duas outras
canções e pra finalizar a sequência, um apresentação sobre o que a ciência fala sobre a
palavra tempo, onde também para a mesma palavra aparece significados diferentes e uma
folha para que os alunos pudessem escrever o que de importante eles absorveram desses
momentos com essa didática diferente. A análise desse trabalho se deu através da leitura
das produções textuais dos alunos, no qual para preservar a identidade dos alunos, eles
foram identificados numa sequência numérica de acordo com o número de alunos que
participaram.