Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO O CONCEITO DE TEMPO ATRAVÉS DO USO DE CANÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, CANÇÕES, CONCEITO DE TEMPO;, CONCEITO DE TEMPO; Pôster (PO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49111
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3769
    "inscrito_id" => 7965
    "titulo" => """
      TRABALHANDO O CONCEITO DE TEMPO ATRAVÉS DO USO DE\r\n
      CANÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de\r\n
      canções como ferramenta no ensino aprendizagem para a segunda fase do Ensino\r\n
      Fundamental da Educação Básica. Partimos da ideia de que algumas canções possuem\r\n
      vários conceitos que podem ser explorados e analisados de forma que o aluno possa se\r\n
      sentir integrante no processo através de algo que faça parte do cotidiano deles. A proposta\r\n
      central foi de introduzir através de três canções populares, “Embolada do Tempo” de Alceu\r\n
      Valença; “Sobre o Tempo” de Pato Fu e “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso, os vários\r\n
      significados que a palavra tempo pode se apropriar, sendo que está palavra tem vários\r\n
      significados inclusive científicos. Essa atividade foi desenvolvida na Escola Municipal\r\n
      Joaquim Nabuco, localizada na cidade de Panela-PE em uma turma do sexto ano do ensino\r\n
      fundamental. A sequência foi dividida em quatro etapas; a primeira onde os alunos\r\n
      receberam uma folha com questões para fazer a caracterização dos sujeitos daquela\r\n
      realidade e a análise da primeira canção, nas duas seguintes com a análise das duas outras\r\n
      canções e pra finalizar a sequência, um apresentação sobre o que a ciência fala sobre a\r\n
      palavra tempo, onde também para a mesma palavra aparece significados diferentes e uma\r\n
      folha para que os alunos pudessem escrever o que de importante eles absorveram desses\r\n
      momentos com essa didática diferente. A análise desse trabalho se deu através da leitura\r\n
      das produções textuais dos alunos, no qual para preservar a identidade dos alunos, eles\r\n
      foram identificados numa sequência numérica de acordo com o número de alunos que\r\n
      participaram.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, CANÇÕES, CONCEITO DE TEMPO;, CONCEITO DE TEMPO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID7965_17092018003432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAIS"
    "autor_email" => "tais_fisica92@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49111
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3769
    "inscrito_id" => 7965
    "titulo" => """
      TRABALHANDO O CONCEITO DE TEMPO ATRAVÉS DO USO DE\r\n
      CANÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de\r\n
      canções como ferramenta no ensino aprendizagem para a segunda fase do Ensino\r\n
      Fundamental da Educação Básica. Partimos da ideia de que algumas canções possuem\r\n
      vários conceitos que podem ser explorados e analisados de forma que o aluno possa se\r\n
      sentir integrante no processo através de algo que faça parte do cotidiano deles. A proposta\r\n
      central foi de introduzir através de três canções populares, “Embolada do Tempo” de Alceu\r\n
      Valença; “Sobre o Tempo” de Pato Fu e “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso, os vários\r\n
      significados que a palavra tempo pode se apropriar, sendo que está palavra tem vários\r\n
      significados inclusive científicos. Essa atividade foi desenvolvida na Escola Municipal\r\n
      Joaquim Nabuco, localizada na cidade de Panela-PE em uma turma do sexto ano do ensino\r\n
      fundamental. A sequência foi dividida em quatro etapas; a primeira onde os alunos\r\n
      receberam uma folha com questões para fazer a caracterização dos sujeitos daquela\r\n
      realidade e a análise da primeira canção, nas duas seguintes com a análise das duas outras\r\n
      canções e pra finalizar a sequência, um apresentação sobre o que a ciência fala sobre a\r\n
      palavra tempo, onde também para a mesma palavra aparece significados diferentes e uma\r\n
      folha para que os alunos pudessem escrever o que de importante eles absorveram desses\r\n
      momentos com essa didática diferente. A análise desse trabalho se deu através da leitura\r\n
      das produções textuais dos alunos, no qual para preservar a identidade dos alunos, eles\r\n
      foram identificados numa sequência numérica de acordo com o número de alunos que\r\n
      participaram.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, CANÇÕES, CONCEITO DE TEMPO;, CONCEITO DE TEMPO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA17_ID7965_17092018003432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAIS MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAIS"
    "autor_email" => "tais_fisica92@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de canções como ferramenta no ensino aprendizagem para a segunda fase do Ensino Fundamental da Educação Básica. Partimos da ideia de que algumas canções possuem vários conceitos que podem ser explorados e analisados de forma que o aluno possa se sentir integrante no processo através de algo que faça parte do cotidiano deles. A proposta central foi de introduzir através de três canções populares, “Embolada do Tempo” de Alceu Valença; “Sobre o Tempo” de Pato Fu e “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso, os vários significados que a palavra tempo pode se apropriar, sendo que está palavra tem vários significados inclusive científicos. Essa atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Joaquim Nabuco, localizada na cidade de Panela-PE em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. A sequência foi dividida em quatro etapas; a primeira onde os alunos receberam uma folha com questões para fazer a caracterização dos sujeitos daquela realidade e a análise da primeira canção, nas duas seguintes com a análise das duas outras canções e pra finalizar a sequência, um apresentação sobre o que a ciência fala sobre a palavra tempo, onde também para a mesma palavra aparece significados diferentes e uma folha para que os alunos pudessem escrever o que de importante eles absorveram desses momentos com essa didática diferente. A análise desse trabalho se deu através da leitura das produções textuais dos alunos, no qual para preservar a identidade dos alunos, eles foram identificados numa sequência numérica de acordo com o número de alunos que participaram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.