Introdução: Apesar da LDB 9.394/96 afirmar que a Educação Física é componente curricular obrigatório na educação básica, percebe-se que no âmbito do ensino infantil essa inserção parece caminhar a passos lentos. Em muitos cenários, as aulas de Educação Física são ministradas pelas professoras da pedagogia, principalmente quando escolas e municípios não entendem a necessidade do professor especialista também atuar nessa área, o que poderia contribuir muito mais no desenvolvimento das crianças. Objetivo: verificar algumas contribuições da inserção da Educação Física no ensino infantil, a partir do que discutem os artigos analisados. Método: Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a partir da qual foram coletados artigos científicos sobre Educação Física no ensino infantil. A análise dos dados focou em duas categorias: 1) a inserção da Educação Física na Educação Infantil; 2) benefícios dessa inserção. Resultados e discussão: Diante a análise realizada é possível observar, que apesar de a educação física ser um componente curricular da educação básica, na educação infantil ainda não é obrigatório e poucas são as creches e pré-escolas que tem a educação física inserida de forma regular. Na maioria dos casos o papel que deveria ser exercido pelo professor de educação física, é desenvolvido pelo pedagogo. Conclusão: Entretanto apesar obrigatoriedade expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), que insere a Educação Física como componente curricular obrigatório da Educação Básica. Nesse estudo destacou- se a evidência e necessidade da articulação entre educação física e educação infantil.