A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia a produção textual dos estudantes, e os resultados obtidos têm sido considerados baixo. Em virtude dessa fragilidade detectada, deve-se considerar o importante papel a ser desempenhado pelo professor de língua portuguesa para desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias à produção do texto escrito, capacitando-os a articular conhecimentos e produzir textos adequados a situações comunicativas específicas. Assim, o presente artigo objetiva analisar a opinião de professores das redes públicas de Ensino Médio sobre prova de redação do ENEM, considerando a importância que tem o conhecimento do pensamento de professores nos processos de renovação das práticas de ensino nas escolas. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 16 professores da língua portuguesa de escolas públicas do RN. O estudo é de natureza quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas foram categorizadas e elaboradas em tabelas de frequências segundo categorias estabelecidas, o que possibilitou as análises. A partir deste estudo, pôde-se constatar que o trabalho com gêneros argumentativos em sala de aula ainda é precário, sendo necessário promover um ensino que priorize a leitura, a análise e a produção textos estruturados em diferentes tipologias e gêneros.